Contribuições das disciplinas de inserção do curso de pedagogia da FURG para a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5624Keywords:
Currículo, Pedagogia, Formação de professores, Inserção, Teoria-prática.Abstract
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que analisou as disciplinas de inserção no espaço educativo presentes no novo currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O estudo de cunho qualitativo foi desenvolvido por meio da aplicação de questionários com a primeira turma formada neste novo currículo e, também através da análise documental dos ordenamentos legais. No novo currículo, verificamos que uma das principais alterações foi à inserção de disciplinas denominadas “Atividade de iniciação à docência” que tem por intencionalidade inserir os estudantes no cotidiano da escola desde o início do curso. Estas novas disciplinas contribuíram na construção da identidade docente e identificação dos estudantes com o curso. Proporcionaram mais segurança aos graduandos na etapa do estágio e evidenciou uma formação reflexiva tendo o professor como pesquisador e responsável pelos processos de construção do conhecimento. Algumas fragilidades também são apontadas ao longo do estudo, como certa dificuldade das instituições de Educação Básica em compreender a proposta das inserções, o que muitas vezes, prejudicou o desenvolvimento desta etapa das disciplinas. Por fim, considera-se que as disciplinas potencializam o debate teórico-prático no curso de Pedagogia e contribuem para a formação docente.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.