Trajetória acadêmica e laboral de jovens universitários: os sentidos do trabalho e da educação
DOI:
https://doi.org/10.18316/567Palavras-chave:
Jovens universitários, Sentidos do trabalho, Trabalho e Educação.Resumo
Este estudo analisou como ocorre a trajetória acadêmica e laboral de jovens universitários (as) do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí, também objetivou investigar quais os sentidos que atribuem à educação e ao trabalho, numa nova ética para além do trabalho formal, que pressupõe intensas transformações em tempos de incertezas. A metodologia selecionada para desenvolver este estudo foi a abordagem qualitativa que se realizou por meio de entrevistas individuais com seis (6) jovens universitários (as). Os resultados mostraram que há uma diversidade dos sentidos do trabalho e da educação atribuídos por estes jovens inseridos em sua área de atuação que é a educação. Em suas percepções, misturam-se sentidos de autoestima, formador de identidade, novos aprendizados, utilidade, promove relacionamento, construção, futuro, interação, sentidos que se misturam e se cruzam resultando em diversidade. Neste sentido, pensar políticas públicas para a juventude equivale planejar a partir desta diversidade, bem como refletir uma possível ressignificação da educação que deve estar baseada numa formação que ultrapasse as meras competências para o mercado de trabalho, mas sim na perspectiva de uma formação humana, que inclui além do desenvolvimento intelectual, o cognitivo, também o conhecimento tecnológico, o artístico, o afetivo e o emocional.
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