Trajetória acadêmica e laboral de jovens universitários: os sentidos do trabalho e da educação

Autores/as

  • Tânia Regina Raitz Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI
  • Fernanda de Bortoli Baldissera Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.18316/567

Palabras clave:

Jovens universitários, Sentidos do trabalho, Trabalho e Educação.

Resumen

Este estudo analisou como ocorre a trajetória acadêmica e laboral de jovens universitários (as) do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí,  também objetivou investigar quais os sentidos que atribuem à educação e ao trabalho, numa nova ética para além do trabalho formal, que pressupõe intensas transformações em tempos de incertezas. A metodologia selecionada para desenvolver este estudo foi a abordagem qualitativa que se realizou por meio de entrevistas individuais com seis (6) jovens universitários (as). Os resultados mostraram que há uma diversidade dos sentidos do trabalho e da educação atribuídos por estes jovens inseridos em sua área de atuação que é a educação. Em suas percepções, misturam-se sentidos de autoestima, formador de identidade, novos aprendizados, utilidade, promove relacionamento, construção, futuro, interação, sentidos que se misturam e se cruzam resultando em diversidade. Neste sentido, pensar políticas públicas para a juventude equivale planejar a partir desta diversidade, bem como refletir uma possível ressignificação da educação que deve estar baseada numa formação que ultrapasse as meras competências para o mercado de trabalho, mas sim na perspectiva de uma formação humana, que inclui além do desenvolvimento intelectual, o cognitivo, também o conhecimento tecnológico, o artístico, o afetivo e o emocional.

Biografía del autor/a

Tânia Regina Raitz, Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI

Possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003).

Fernanda de Bortoli Baldissera, Universidade do Vale do Itajaí

Aluna da graduação do curso de Psicologia, bolsista do projeto PIBIC.

Publicado

2012-12-07

Número

Sección

Em foco