A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social

Autores

  • Cristiane Pizzolatto Secretaria Estadual de Educação do Paraná http://orcid.org/0000-0002-8631-7193
  • Maria de Lourdes Bernartt Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Edilson Pontarolo Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5678

Palavras-chave:

Educação, Matemática, Crítica, Emancipação, Cidadania.

Resumo

Resultado de pesquisa bibliográfica e revisão de literatura direcionada à Educação Matemática Crítica, o artigo ora apresentado trata-se de uma breve reflexão teórica que dialoga, fundamentalmente, com as ideias do professor dinamarquês Ole Skovsmose. O objetivo é compreender a fundamentação e a estruturação da Educação Matemática Crítica, a partir da Teoria Crítica da escola de Frankfurt e da educação crítica, analisando seu papel na formação para a cidadania emancipadora. Os resultados desse estudo demonstraram que mesmo não sendo pretensão da Educação Matemática Crítica mudar políticas e lutar contra as forças do capital, ela tem como centro a questão da democracia e sua fundamentação e estruturação possibilitam a formação do cidadão crítico com capacidade emancipatória.

Biografia do Autor

Cristiane Pizzolatto, Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Mestre em Desenvolvimento Regional, linha de pesquisa em Educação e Desenvolvimento pela UTFPR – Campus Pato Branco, PR. Especialista em Ensino da Matemática (UTFPR) e Pedagogia Escolar (Faculdade Espírita). Graduada em Ciências e Matemática (UTFPR). Docente permanente da Rede Estadual de Ensino – Núcleo de Pato Branco – PR.

Maria de Lourdes Bernartt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

PhD em Educação. Doutorado e Mestrado em Educação. Especialista em Literatura Brasileira, Língua Portuguesa e Metodologia do Ensino Tecnológico. Licenciada em Letras- Inglês. Docente da carreira do ensino superior, Nível Professor Associado 1, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus Pato Branco. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), na Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento.

Edilson Pontarolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do Departamento de Informática e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. E-mail: epontarolo@utfpr.edu.br

Downloads

Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Artigos