A educação matemática crítica na formação do cidadão para sua emancipação social
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5678Palabras clave:
Educação, Matemática, Crítica, Emancipação, Cidadania.Resumen
Resultado de pesquisa bibliográfica e revisão de literatura direcionada à Educação Matemática Crítica, o artigo ora apresentado trata-se de uma breve reflexão teórica que dialoga, fundamentalmente, com as ideias do professor dinamarquês Ole Skovsmose. O objetivo é compreender a fundamentação e a estruturação da Educação Matemática Crítica, a partir da Teoria Crítica da escola de Frankfurt e da educação crítica, analisando seu papel na formação para a cidadania emancipadora. Os resultados desse estudo demonstraram que mesmo não sendo pretensão da Educação Matemática Crítica mudar políticas e lutar contra as forças do capital, ela tem como centro a questão da democracia e sua fundamentação e estruturação possibilitam a formação do cidadão crítico com capacidade emancipatória.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.