A culpa histérica ou a histérica culpa?
Problematizações sobre a “mulher nervosa”
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.5695Resumo
Este artigo tem como objetivo problematizar as questões que envolvem o feminino e a mulher, com ênfase na relação entre culpa, loucura e histeria. Para isso, utiliza-se uma abordagem teórica fundamentada nos pensamentos de Foucault, Freud e Nietzsche, além de diversas autoras contemporâneas que discutem as implicações da culpa sobre a figura feminina. O método adotado consiste em uma análise bibliográfica, que percorre ecos históricos sobre a construção social da mulher, marcada por narrativas que a associam à irracionalidade e à patologia, especialmente a partir do conceito de "força uterina irascível". Ao longo do artigo, foram analisadas as produções culturais e filosóficas que reforçam estereótipos relacionados à loucura e à histeria femininas. Os resultados indicam que essas narrativas continuam presentes em discursos contemporâneos, perpetuando um ciclo de violência simbólica contra as mulheres. A conclusão do estudo aponta para a necessidade de questionar os lugares sociais e históricos atribuídos ao feminino, evidenciando a importância de desconstruir concepções que vinculam a mulher à histeria e à culpa, bem como de promover novos olhares críticos sobre o papel da mulher na sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.