A observação como instrumento nas pesquisas em educação especial: uma análise dos artigos publicados na Revista Educação Especial (UFSM)
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5771Palavras-chave:
EducaçãoResumo
O objetivo deste estudo é identificar como a observação, enquanto instrumento no processo de produção de dados, está sendo utilizado em pesquisas no âmbito da Educação Especial, destacando as características que lhes são peculiares. Esta pesquisa é classificada como uma pesquisa bibliográfica, mais especificamente caracterizada como pesquisa de estado da arte. Para a realização desta pesquisa, foi escolhida a Revista Educação Especial (ISSN Eletrônico: 1984-686X, Qualis CAPES 2013-2016 – Educação A2), publicada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em que foram analisados os trabalhos publicados entre os anos 2016 a 2018, contando com três volumes, um por ano, e três números por ano, com exceção do ano de 2018 que, até o momento, só foram publicados dois números. Assim, foram analisados 8 números, totalizando 134 trabalhos, dos quais apenas 16 utilizaram este instrumento em suas pesquisas. Frente às nossas análises, percebemos que mesmo sendo um instrumento utilizado há muito tempo, a observação é relativamente pouco utilizada nas pesquisas em Educação Especial. Mesmo aquelas que optam por utilizar a observação, muitas vezes os pesquisadores não relatam as especificidades da observação realizada e quais autores embasam a sua prática.Downloads
Publicado
2020-03-24
Edição
Seção
Dossiê
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