A observação como instrumento nas pesquisas em educação especial: uma análise dos artigos publicados na Revista Educação Especial (UFSM)
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.5771Keywords:
EducaçãoAbstract
O objetivo deste estudo é identificar como a observação, enquanto instrumento no processo de produção de dados, está sendo utilizado em pesquisas no âmbito da Educação Especial, destacando as características que lhes são peculiares. Esta pesquisa é classificada como uma pesquisa bibliográfica, mais especificamente caracterizada como pesquisa de estado da arte. Para a realização desta pesquisa, foi escolhida a Revista Educação Especial (ISSN Eletrônico: 1984-686X, Qualis CAPES 2013-2016 – Educação A2), publicada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em que foram analisados os trabalhos publicados entre os anos 2016 a 2018, contando com três volumes, um por ano, e três números por ano, com exceção do ano de 2018 que, até o momento, só foram publicados dois números. Assim, foram analisados 8 números, totalizando 134 trabalhos, dos quais apenas 16 utilizaram este instrumento em suas pesquisas. Frente às nossas análises, percebemos que mesmo sendo um instrumento utilizado há muito tempo, a observação é relativamente pouco utilizada nas pesquisas em Educação Especial. Mesmo aquelas que optam por utilizar a observação, muitas vezes os pesquisadores não relatam as especificidades da observação realizada e quais autores embasam a sua prática.Downloads
Published
2020-03-24
Issue
Section
Dossiê
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.