Percepções dos estudantes sobre as escolas de ensino médio do Rio Grande do Norte: que se deve reformar?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.5885

Palavras-chave:

Percepções dos Estudantes, Escolas de Ensino Médio, Reforma do Ensino Médio, Políticas Educacionais.

Resumo

Este estudo tem por objetivo explicitar as percepções dos estudantes das escolas públicas de ensino médio do Rio Grande do Norte a respeito dos problemas enfrentados por eles no cotidiano de suas atividades escolares. Foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e empírica, utilizando-se questionário semiestruturado aplicado a 1.014 estudantes de ensino médio de 14 escolas públicas da rede federal e estadual do Rio Grande do Norte. As conclusões parciais mostram que as reformas em curso, instituídas pelo governo federal, não consideram as análises realizadas por pesquisadores da área educacional, nem os anseios dos alunos das escolas públicas. Estas reformas, de cunho unicamente curricular, não são capazes de resolver os problemas cotidianos das escolas, contribuindo para exacerbar a dualidade e a exclusão educacional e para mostrar que os resultados das pesquisas científico-acadêmicas da área da educação não são considerados nas formulações das políticas educacionais no Brasil.

Biografia do Autor

Crislaine Cassiano Drago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá

Mestre em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá

Dante Henrique Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2021-08-26

Edição

Seção

Artigos