Percepções dos estudantes sobre as escolas de ensino médio do Rio Grande do Norte: que se deve reformar?
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.5885Keywords:
Percepções dos Estudantes, Escolas de Ensino Médio, Reforma do Ensino Médio, Políticas Educacionais.Abstract
Este estudo tem por objetivo explicitar as percepções dos estudantes das escolas públicas de ensino médio do Rio Grande do Norte a respeito dos problemas enfrentados por eles no cotidiano de suas atividades escolares. Foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e empírica, utilizando-se questionário semiestruturado aplicado a 1.014 estudantes de ensino médio de 14 escolas públicas da rede federal e estadual do Rio Grande do Norte. As conclusões parciais mostram que as reformas em curso, instituídas pelo governo federal, não consideram as análises realizadas por pesquisadores da área educacional, nem os anseios dos alunos das escolas públicas. Estas reformas, de cunho unicamente curricular, não são capazes de resolver os problemas cotidianos das escolas, contribuindo para exacerbar a dualidade e a exclusão educacional e para mostrar que os resultados das pesquisas científico-acadêmicas da área da educação não são considerados nas formulações das políticas educacionais no Brasil.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.