Ações literárias na escrita dos PPPS: a literatura nossa de cada dia

Autores

  • Simoni Conceição Rodrigues Caludino
  • Diana Carvalho de Carvalho
  • Eliane Santana Dias Debus Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.5973

Palavras-chave:

Educação Infantil, Literatura, Projeto Político Pedagógico

Resumo

Este artigo socializa parte de pesquisa que teve como objetivo verificar a presença ou ausência da literatura infantil na escrita dos Projetos Políticos Pedagógicos (2015/2016) de 67 instituições públicas municipais de Florianópolis (SC), bem como destacar as ações coletivas planejadas com relação à mediação da literatura infantil no cotidiano educacional destas instituições. Utilizou-se como referencial teórico os estudos da Teoria Histórico-Cultural, que tem em Vigotski seu principal representante, bem como os estudos acerca da teoria de recepção literária, especialmente referentes à leitura literária e à primeira infância. A análise do material demonstrou a preocupação com a organização e planejamento dos espaços relacionados à leitura nas instituições educativas de Educação Infantil, assim como a efetivação dos projetos de trabalhos referentes à literatura em variadas formas.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

Dossiê