Um novo olhar sobre os alunos: valorização de boas atitudes e comportamentos

Autores

  • Carine de Oliveira Frank UNILASALLE - mestranda
  • Vera Lucia Fellicetti Centro Universitário La Salle - UNILASALLE - Mestrado em Educação

DOI:

https://doi.org/10.18316/611

Palavras-chave:

Educação, Gestão de classe, Prática docente

Resumo

Este artigo discute a gestão de classe, tendo como objeto de estudo duas turmas do primeiro ano do segundo ciclo de uma escola municipal de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, turmas nas quais uma das autoras leciona a disciplina de língua espanhola. Baseando-nos na leitura de autores que abordam a gestão de classe, refletimos acerca da prática docente da professora-gestora dessas duas turmas, analisando as mudanças comportamentais dos alunos frente à valorização, por parte da docente, de boas atitudes em sala de aula.

Biografia do Autor

Carine de Oliveira Frank, UNILASALLE - mestranda

Possui graduação em Licenciatura Plena - Habilitação em Letras Português, Espanhol e Literaturas pelo Centro Universitário La Salle - UNILASALLE (2007)e em Direito pelo Centro Universitário Ritter dos reis - UNIRITTER(2005); pós graduada em Educação a Distância pelo SENAC/EAD (2008); Mestranda em Educação pelo Centro Universitário La Salle - UNILASALLE.

Atualmente é professora de língua espanhola da rede municipal de Porto Alegre/RS.

Vera Lucia Fellicetti, Centro Universitário La Salle - UNILASALLE - Mestrado em Educação

Possui graduação em Licenciatura Plena-Habilitação em Matemática pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação Ciências e Letras (1991), Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com intercâmbio na Universidade do Texas – Estados Unidos (2011). Atualmente é professora do Centro Universitário La Salle no Mestrado Acadêmico em Educação e professora da Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, práticas metodológicas, comprometimento do estudante, aprendizagem, formação docente.

Downloads

Publicado

2012-12-07

Edição

Seção

Experiências