A importância da interculturalidade e da perspectiva da complexidade no processo de formação docente
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i3.6431Palavras-chave:
Complexidade, Formação Docente, Interculturalidade.Resumo
Este trabalho reflete sobre a relevância dos estudos da educação intercultural e da teoria da complexidade nos ambientes de formação docente. Para tanto, baseou-se metodologicamente em um estudo bibliográfico com abordagem qualitativa e exploratória, cuja dimensão pautou-se nas concepções de CANDAU (2011, 2012); MORIN (1990, 1998, 2000, 2001, 2015); MORAES (2012a, 2012b, 2015); PETRAGLIA (2011, 2012, 2013) dentre outros. Compreender a formação dos docentes, tanto a inicial como a continuada, é primordial para a ressignificação do papel docente diante das adversidades. Todavia, a atuação profissional deve valorizar o ser humano em todas as suas multimensionalidades. Por meio da formação, os docentes terão a oportunidade de conhecer, apreender, vivenciar experiências e desenvolver uma prática efetiva na escola, contemplando a interculturalidade e a complexidade. Ater-se às diferenças e às especificidades e reconhecer e respeitar os seres humanos em sua plenitude é valorizar a riqueza da diversidade humana existente no nosso planeta e a partir dela promover a inclusão. A superação da visão linear e disciplinar, do olhar que separa, fragmenta e compartimentaliza os fenômenos do universo, requer dos educadores uma nova visão que propõe aos estudantes uma noção do todo, concebendo-o como partes integradas, e que o todo compõe as partes. Para os docentes deixarem de reproduzir discursos cristalizados, preconceituosos e contribuir com a educação complexa e intercultural precisam conceber o processo de formação conectado ao desenvolvimento de sua prática e ter acesso ao entendimento teórico e reflexivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.