Diários de aula como dispositivo pedagógico na (auto)formação docente

Autores

  • Samara Moura Barreto de Abreu INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Wilson Nóbrega Sabóia UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
  • Silvia Maria Nobrega-Therrien UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Isabel Maria Sabino de Farias UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.6566

Palavras-chave:

Diários de Aula, Autoformação, Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, Dispositivo Pedagógico.

Resumo

Este texto evidencia a utilização de diários de aula como dispositivo pedagógico na formação docente, experiência vivenciada no Curso de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Universidade Estadual do Ceará, no ano de 2017. Tem como objetivo refletir sobre a utilização dos diários de aula como dispositivo pedagógico na (auto)formação docente. Constitui-se como uma investigação descritiva, de abordagem qualitativa, com estreitamento para uma pesquisa-formação atravessada pela dimensão autobiográfica, no contexto da narrativa de si. O aporte teórico para as análises interpretativas está fundamentado nas formulações de autores como Zabalza (1994), Josso (2004) e Larrosa (2002). As inquietações que motivaram a investigação partiram de reflexões tecidas no percurso da disciplina Formação e Desenvolvimento Profissional, que nos incentivou a trabalhar com bases conceituais, experiências e trajetórias de discentes em processo formativo no curso de Doutorado em Educação. O estudo, portanto, traz a retroação reflexiva acerca das narrativas de vida e formação apreendidas na tessitura do diário, demarcando a trajetória de formação docente e o desenvolvimento profissional de uma discente, confrontada à luz das reflexões teórico-práticas produzidas junto aos saberes docentes mobilizados nessa experiência formadora. As análises, a partir da narrativa de si, evidenciam que o diário de aula possibilita o encontro dos saberes profissionais pelo seu entrecruzamento, com ênfase nos saberes da experiência, disciplinares e da formação, nos quais se desvelam processos de autoformação, heteroformação e ecoformação na interface dialógica e de intersubjetividades para pensar a formação e desenvolvimento profissional docente, portanto, referenciado como dispositivo pedagógico.

Biografia do Autor

Samara Moura Barreto de Abreu, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutora em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE UECE). Mestre em Educação formada no mesmo programa - PPGE UECE, com área de concentração em formação de professores(2015). Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Cândido Mendes(2013). Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (2007). É professora do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-Campus Canindé-CE desenvolvendo atividades no âmbito do tripé pesquisa-ensino-extensão. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva (UECE) ,Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Exercício Físico (IFCE) e Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE). Linhas de Estudo: Formação de professores; Formação para a pesquisa em Educação Física; Narrativas autobiográficas em Educação Física; Ensino em Educação Física; Saúde na Escola.

Wilson Nóbrega Sabóia, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Fortaleza (1992) Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade de Fortaleza (1996) e Mestre em Educação e Gestão Desportiva pela Universidad Americana e Universidade Internacional SEK - Chile (2009), Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação - PPGE/UECE(2016), Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação - PPGE/UECE(2017). Atualmente é professor da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, professor de Educação Física - do Colégio Farias Brito, Conselheiro do Conselho Regional de Educação Física de 2001 a 2011. Professor de Ensino Médio da Escola Liceu do Ceará. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e Futsal. Técnico da Nacional Gás/UNIFOR de Futsal Feminino desde 2005. Auxiliar Técnico da Seleção Brasileira Universitária de Futsal Feminino em 2012 e 2014.Bi Campeão Mundial Universitário de Futsal em 2012 e 2014. Auxiliar Técnico da Seleção Brasileira Principal de Futsal Feminino em 2014, Campeão Mundial - V Campeonato Mundial de Futsal Feminino. Técnico da Seleção Brasileira Principal de Futsal Feminino em 2015, Campeão Mundial - VI Campeonato Mundial de Futsal Feminino. Analista Técnico da Seleção Brasileira de Futsal Feminino sub-20. Campeão Sul Americano pela Seleção Brasileira de Futsal Feminino sub-20. Técnico da Seleção Brasileira de Futsal Feminino Campeão da Copa América em 2017.

Silvia Maria Nobrega-Therrien, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Enfermeira, com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990), doutorado em Sociologia da Educação, pela Universidade de Salamanca, Espanha (2000) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Valencia, Espanha (2008). Atualmente é professor Assistente N da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de graduação em Medicina. Tem experiência na área de Educação e Saúde com ênfase em estudo sobre os sujeitos da profissão, atuando principalmente nos temas: educação superior, ensino e pesquisa, ensino e história, formação do pesquisador, profissão e práticas educativas em saúde coletiva .Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva e Coordenadora do Laboratório- LEHSC. Membro da Câmara de Ciências Humanas, Linguagem e Artes da FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará. Membro do Conselho Editorial da Editora da UECE-EdUECE. BOLSISTA De Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

Isabel Maria Sabino de Farias, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio pós-doutoral pela UNB. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora associada da UECE, vinculada ao Curso de Pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Coordenou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID na UECE (2010 a 02/2014). Vice-presidente Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2015-2019). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), onde desenvolve estudos sobre desenvolvimento profissional docente, inovação e docência. Coordena o Observatório sobre Desenvolvimento Profissional e Inovação Pedagógica, iniciativa apoiada pelo OBEDUC/CAPES.

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Publicado

2021-04-09

Edição

Seção

Artigos