Diários de aula como dispositivo pedagógico na (auto)formação docente

Samara Moura Barreto de Abreu, Wilson Nóbrega Sabóia, Silvia Maria Nobrega-Therrien, Isabel Maria Sabino de Farias

Resumo


Este texto evidencia a utilização de diários de aula como dispositivo pedagógico na formação docente, experiência vivenciada no Curso de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Universidade Estadual do Ceará, no ano de 2017. Tem como objetivo refletir sobre a utilização dos diários de aula como dispositivo pedagógico na (auto)formação docente. Constitui-se como uma investigação descritiva, de abordagem qualitativa, com estreitamento para uma pesquisa-formação atravessada pela dimensão autobiográfica, no contexto da narrativa de si. O aporte teórico para as análises interpretativas está fundamentado nas formulações de autores como Zabalza (1994), Josso (2004) e Larrosa (2002). As inquietações que motivaram a investigação partiram de reflexões tecidas no percurso da disciplina Formação e Desenvolvimento Profissional, que nos incentivou a trabalhar com bases conceituais, experiências e trajetórias de discentes em processo formativo no curso de Doutorado em Educação. O estudo, portanto, traz a retroação reflexiva acerca das narrativas de vida e formação apreendidas na tessitura do diário, demarcando a trajetória de formação docente e o desenvolvimento profissional de uma discente, confrontada à luz das reflexões teórico-práticas produzidas junto aos saberes docentes mobilizados nessa experiência formadora. As análises, a partir da narrativa de si, evidenciam que o diário de aula possibilita o encontro dos saberes profissionais pelo seu entrecruzamento, com ênfase nos saberes da experiência, disciplinares e da formação, nos quais se desvelam processos de autoformação, heteroformação e ecoformação na interface dialógica e de intersubjetividades para pensar a formação e desenvolvimento profissional docente, portanto, referenciado como dispositivo pedagógico.


Palavras-chave


Diários de Aula; Autoformação; Formação e Desenvolvimento Profissional Docente; Dispositivo Pedagógico.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v26i1.6566

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

ISSN: 2236-6377

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000