Diários de aula como dispositivo pedagógico na (auto)formação docente
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.6566Palabras clave:
Diários de Aula, Autoformação, Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, Dispositivo Pedagógico.Resumen
Este texto evidencia a utilização de diários de aula como dispositivo pedagógico na formação docente, experiência vivenciada no Curso de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Universidade Estadual do Ceará, no ano de 2017. Tem como objetivo refletir sobre a utilização dos diários de aula como dispositivo pedagógico na (auto)formação docente. Constitui-se como uma investigação descritiva, de abordagem qualitativa, com estreitamento para uma pesquisa-formação atravessada pela dimensão autobiográfica, no contexto da narrativa de si. O aporte teórico para as análises interpretativas está fundamentado nas formulações de autores como Zabalza (1994), Josso (2004) e Larrosa (2002). As inquietações que motivaram a investigação partiram de reflexões tecidas no percurso da disciplina Formação e Desenvolvimento Profissional, que nos incentivou a trabalhar com bases conceituais, experiências e trajetórias de discentes em processo formativo no curso de Doutorado em Educação. O estudo, portanto, traz a retroação reflexiva acerca das narrativas de vida e formação apreendidas na tessitura do diário, demarcando a trajetória de formação docente e o desenvolvimento profissional de uma discente, confrontada à luz das reflexões teórico-práticas produzidas junto aos saberes docentes mobilizados nessa experiência formadora. As análises, a partir da narrativa de si, evidenciam que o diário de aula possibilita o encontro dos saberes profissionais pelo seu entrecruzamento, com ênfase nos saberes da experiência, disciplinares e da formação, nos quais se desvelam processos de autoformação, heteroformação e ecoformação na interface dialógica e de intersubjetividades para pensar a formação e desenvolvimento profissional docente, portanto, referenciado como dispositivo pedagógico.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.