Classroom journals as a pedagogical tool in (self) teacher training

Authors

  • Samara Moura Barreto de Abreu INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Wilson Nóbrega Sabóia UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
  • Silvia Maria Nobrega-Therrien UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Isabel Maria Sabino de Farias UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.6566

Keywords:

Classroom Journals, Self-development, Teacher Training and Professional Development, Pedagogical Tool.

Abstract

Abstract: This text offers evidence on the use of classroom journals as a pedagogical tool applied to teacher training, as experienced in the Ceará State University Graduate Course in Education (PPGE) in 2017. The goal is to reflect on the use of classroom diaries as a pedagogical tool in teacher (self) training. This is descriptive research that used a qualitative approach, aimed at a research training dominated by an autobiographic dimension in the context of a self-narrative. The theoretical support for the interpretative analyses is based on formulations elaborated by authors such as Zabalza (1994), Josso (2004), and Larrosa (2002). The motivations that provoked this research were born of reflections developed during the Teacher Training and Professional Development course, which encouraged us to work with the conceptual bases, experiences, and paths of students on the Doctorate in Education course. Consequently, the study brings a reflexive retroaction on life narratives and on the training learned in journal creation, thus marking the teacher training path and the professional development of a student, confronted under the light of theoretical-practical reflections produced with the teaching knowledge triggered by this training experience. The analyses based on the self-narrative in question demonstrate that the classroom journal enables the development of professional knowledge through a crisscross of knowledge, with emphasis on subject-related knowledge, training processes knowledge, and the knowledge acquired through experience, and in which self-development, heterodevelopment, and ecodevelopment are revealed in their dialogical interface and in their inter-subjectivities, in order to reflect about teacher training and professional development as a pedagogical tool.

Author Biographies

Samara Moura Barreto de Abreu, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutora em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE UECE). Mestre em Educação formada no mesmo programa - PPGE UECE, com área de concentração em formação de professores(2015). Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Cândido Mendes(2013). Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (2007). É professora do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-Campus Canindé-CE desenvolvendo atividades no âmbito do tripé pesquisa-ensino-extensão. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva (UECE) ,Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Exercício Físico (IFCE) e Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Física Escolar (GEPEFE/UECE). Linhas de Estudo: Formação de professores; Formação para a pesquisa em Educação Física; Narrativas autobiográficas em Educação Física; Ensino em Educação Física; Saúde na Escola.

Wilson Nóbrega Sabóia, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Fortaleza (1992) Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade de Fortaleza (1996) e Mestre em Educação e Gestão Desportiva pela Universidad Americana e Universidade Internacional SEK - Chile (2009), Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação - PPGE/UECE(2016), Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação - PPGE/UECE(2017). Atualmente é professor da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, professor de Educação Física - do Colégio Farias Brito, Conselheiro do Conselho Regional de Educação Física de 2001 a 2011. Professor de Ensino Médio da Escola Liceu do Ceará. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e Futsal. Técnico da Nacional Gás/UNIFOR de Futsal Feminino desde 2005. Auxiliar Técnico da Seleção Brasileira Universitária de Futsal Feminino em 2012 e 2014.Bi Campeão Mundial Universitário de Futsal em 2012 e 2014. Auxiliar Técnico da Seleção Brasileira Principal de Futsal Feminino em 2014, Campeão Mundial - V Campeonato Mundial de Futsal Feminino. Técnico da Seleção Brasileira Principal de Futsal Feminino em 2015, Campeão Mundial - VI Campeonato Mundial de Futsal Feminino. Analista Técnico da Seleção Brasileira de Futsal Feminino sub-20. Campeão Sul Americano pela Seleção Brasileira de Futsal Feminino sub-20. Técnico da Seleção Brasileira de Futsal Feminino Campeão da Copa América em 2017.

Silvia Maria Nobrega-Therrien, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Enfermeira, com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990), doutorado em Sociologia da Educação, pela Universidade de Salamanca, Espanha (2000) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Valencia, Espanha (2008). Atualmente é professor Assistente N da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de graduação em Medicina. Tem experiência na área de Educação e Saúde com ênfase em estudo sobre os sujeitos da profissão, atuando principalmente nos temas: educação superior, ensino e pesquisa, ensino e história, formação do pesquisador, profissão e práticas educativas em saúde coletiva .Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva e Coordenadora do Laboratório- LEHSC. Membro da Câmara de Ciências Humanas, Linguagem e Artes da FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará. Membro do Conselho Editorial da Editora da UECE-EdUECE. BOLSISTA De Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

Isabel Maria Sabino de Farias, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com estágio pós-doutoral pela UNB. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora associada da UECE, vinculada ao Curso de Pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Coordenou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID na UECE (2010 a 02/2014). Vice-presidente Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2015-2019). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), onde desenvolve estudos sobre desenvolvimento profissional docente, inovação e docência. Coordena o Observatório sobre Desenvolvimento Profissional e Inovação Pedagógica, iniciativa apoiada pelo OBEDUC/CAPES.

Published

2021-04-09

Issue

Section

Articles