Quelle place pour une éducation à la pensée symbolique?: La poetique de Gaston Bachelard
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.6571Palavras-chave:
Bachelard, Poética, Imaginação, Ciência, EducaçãoResumo
A visão filosófica de Gaston Bachelard sobre os quatro elementos implica a primazia da imaginação em uma abordagem simbólica da natureza. Este artigo questiona o pensamento poético bachelardiano: Ele pode se abrir para uma educação no sentido simbólico dos objetos naturais? A Terra e os devaneios do repouso sugerem um valor simbólico dos objetos do ambiente natural (imagem da caverna, da raiz, do labirinto), a educação no registro simbólico constitui o complemento essencial de uma educação científica. A realidade material também ensina porque o trabalho manual educa: A estabilidade, a força, a resistência do mundo natural que nos cerca e da qual fazemos parte podem ser os principais (e simbólicos) temas de uma educação no meio ambiente (A Terra e os devaneios da vontade). Falar sobre ferro na sala de aula não exclui o desenvolvimento metafórico. Finalmente, a poética bachelardiana não é uma filosofia do mundo físico, mas um reflexo crítico da atividade imaginária. A mobilização do pensamento de bacharel em educação para a dimensão simbólica da natureza e dos objetos naturais permanece possível. Mas isso supõe uma assimilação do professor e a capacidade de ser inspirado por ele para devolver ao aluno o sentido simbólico dos elementos naturais em uma abordagem mais acessível. A educação ambiental pode ser o lugar onde a ciência é complementada por uma abordagem qualitativa do lado da beleza e dos valores transcendentes.
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