Quelle place pour une éducation à la pensée symbolique?: La poetique de Gaston Bachelard
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i1.6571Keywords:
Bachelard, Poética, Imaginação, Ciência, EducaçãoAbstract
A visão filosófica de Gaston Bachelard sobre os quatro elementos implica a primazia da imaginação em uma abordagem simbólica da natureza. Este artigo questiona o pensamento poético bachelardiano: Ele pode se abrir para uma educação no sentido simbólico dos objetos naturais? A Terra e os devaneios do repouso sugerem um valor simbólico dos objetos do ambiente natural (imagem da caverna, da raiz, do labirinto), a educação no registro simbólico constitui o complemento essencial de uma educação científica. A realidade material também ensina porque o trabalho manual educa: A estabilidade, a força, a resistência do mundo natural que nos cerca e da qual fazemos parte podem ser os principais (e simbólicos) temas de uma educação no meio ambiente (A Terra e os devaneios da vontade). Falar sobre ferro na sala de aula não exclui o desenvolvimento metafórico. Finalmente, a poética bachelardiana não é uma filosofia do mundo físico, mas um reflexo crítico da atividade imaginária. A mobilização do pensamento de bacharel em educação para a dimensão simbólica da natureza e dos objetos naturais permanece possível. Mas isso supõe uma assimilação do professor e a capacidade de ser inspirado por ele para devolver ao aluno o sentido simbólico dos elementos naturais em uma abordagem mais acessível. A educação ambiental pode ser o lugar onde a ciência é complementada por uma abordagem qualitativa do lado da beleza e dos valores transcendentes.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.