Mapa mental interativo: a concepção de uma mídia rica para a aprendizagem

Luis Antonio Tavares, Matheus Carvalho Meira, Sérgio Ferreira do Amaral

Resumo


Este artigo explora as características do mapa mental como ferramenta pedagógica e demonstra o uso de tecnologia e interatividade para potencializar o uso deste recurso. Desenvolvemos um protótipo de um mapa mental interativo para demonstrar recursos de visualização que podem agregar valor à ferramenta. Os mapas mentais podem se constituir como mídias ricas, uma vez que permitem incorporar diferentes tipos de mídias, possibilitando atingir estudantes com diferentes perfis e necessidades de aprendizagem. Neste sentido, o trabalho demonstra aplicações e vantagens dos mapas mentais como uma ferramenta para uma metodologia ativa, favorecendo a interação do discente e sua participação na construção do seu conhecimento, também, aliando o aspecto tecnológico como forma de aproximação entre a escola e a realidade dos estudantes.


Palavras-chave


Mapa Mental; Aplicações Interativas; Tecnologia na Educação; Mídia Rica; Objetos de Aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v26i1.6645

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

ISSN: 2236-6377

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000