Mapa mental interativo: a concepção de uma mídia rica para a aprendizagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.6645

Palabras clave:

Mapa Mental, Aplicações Interativas, Tecnologia na Educação, Mídia Rica, Objetos de Aprendizagem.

Resumen

Este artigo explora as características do mapa mental como ferramenta pedagógica e demonstra o uso de tecnologia e interatividade para potencializar o uso deste recurso. Desenvolvemos um protótipo de um mapa mental interativo para demonstrar recursos de visualização que podem agregar valor à ferramenta. Os mapas mentais podem se constituir como mídias ricas, uma vez que permitem incorporar diferentes tipos de mídias, possibilitando atingir estudantes com diferentes perfis e necessidades de aprendizagem. Neste sentido, o trabalho demonstra aplicações e vantagens dos mapas mentais como uma ferramenta para uma metodologia ativa, favorecendo a interação do discente e sua participação na construção do seu conhecimento, também, aliando o aspecto tecnológico como forma de aproximação entre a escola e a realidade dos estudantes.

Biografía del autor/a

Luis Antonio Tavares, IFSULDEMINAS / UNICAMP

Professor no IFSULDEMINAS Campus Pouso Alegre.

Matheus Carvalho Meira, IFSP / UNICAMP

Professor no IFSP Campus Capivari

Sérgio Ferreira do Amaral, Faculdade de Educação da UNICAMP

Professor da Faculdade de Educação da UNICAMP

Publicado

2021-04-09

Número

Sección

Artigos