Movimentos sociais e educação infantil: o dialogismo e a ruptura da subalternidade
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.6735Palavras-chave:
Movimentos Sociais, Educação Infantil, DialogismoResumo
Este artigo apresenta pesquisa de doutorado em andamento sobre a Escola do Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti. Tratamos das ações pedagógicas dos agentes dos movimentos sociais organizados para a comunidade local. O texto divide-se em três partes. Inicialmente apresentamos nossa opção metodológica destacando o conceito de dialogia numa perspectiva bakhtiniana que permeia o estudo, tanto nas relações entre os sujeitos, quanto nas escolhas metodológicas. Em seguida, falamos do campo trazendo um histórico do Centro de Atividades Comunitárias. Por fim, trazemos o conceito de infância em diálogo com sua compreensão teórica para problematizar os eventos vivenciados na pesquisa. Concluímos pela potência das práticas pedagógicas sem, no entanto, desconsiderar uma ação subalternizante e escolarizadora, no sentido de produzir alunos competentes para identificar as demandas escolares. E ainda, pela potência das crianças, capazes de enunciar sua resistência em falas e ações.
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