Movimentos sociais e educação infantil: o dialogismo e a ruptura da subalternidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.6735

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Educação Infantil, Dialogismo

Resumo

Este artigo apresenta pesquisa de doutorado em andamento sobre a Escola do Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti. Tratamos das ações pedagógicas dos agentes dos movimentos sociais organizados para a comunidade local. O texto divide-se em três partes. Inicialmente apresentamos nossa opção metodológica destacando o conceito de dialogia numa perspectiva bakhtiniana que permeia o estudo, tanto nas relações entre os sujeitos, quanto nas escolhas metodológicas. Em seguida, falamos do campo trazendo um histórico do Centro de Atividades Comunitárias. Por fim, trazemos o conceito de infância em diálogo com sua compreensão teórica para problematizar os eventos vivenciados na pesquisa. Concluímos pela potência das práticas pedagógicas sem, no entanto, desconsiderar uma ação subalternizante e escolarizadora, no sentido de produzir alunos competentes para identificar as demandas escolares. E ainda, pela potência das crianças, capazes de enunciar sua resistência em falas e ações.

 

Biografia do Autor

Flávia Miller Nethe Motta, UFRRJ/PPGEDUC

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora Associada do Departamento de Educação e Sociedade. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ministra as disciplinas Estágio Supervisionado em Educação Infantil e Didática. Psicóloga Escolar. Coordenadora do GEPELID - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Linguagem e Diversidade que desenvolve os projetos de pesquisa:"O que dizem as crianc?as sobre viver no exi?lio: estudo com crianc?as refugiadas sobre a experie?ncia de dia?spora" e "Em busca de uma heterociência: ética, estética e epistemologia numa perspectiva Bakhtiniana das Ciências Humanas".

Ana Lúcia Gomes de Souza, CAP UERJ/UFRRJ/PPGEDUC

Professora Assistente da UERJ - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira e Supervisora Educacional da Rede Municipal de Mesquita. Pedagoga formada pela UERJ. Especialista em Organização Curricular e Prática Docente pela mesma universidade e em Gestão Educacional pela UFRJ. Mestre em Educação e Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação,Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - PPGEduc da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Integrante Grupo estudos e pesquisa sobre linguagem e diferenças - GEPELID/UFRRJ. Pesquisa concentrada no campo da formação continuada de professores e sua influência no fazer pedagógico (infância, alfabetização, letramento e educação inclusiva), bem como, no estudo das linguagens e narrativas utilizadas pelos sujeitos.

Downloads

Publicado

2021-10-13

Edição

Seção

Experiências