Movimentos sociais e educação infantil: o dialogismo e a ruptura da subalternidade
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.6735Keywords:
Movimentos Sociais, Educação Infantil, DialogismoAbstract
Este artigo apresenta pesquisa de doutorado em andamento sobre a Escola do Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti. Tratamos das ações pedagógicas dos agentes dos movimentos sociais organizados para a comunidade local. O texto divide-se em três partes. Inicialmente apresentamos nossa opção metodológica destacando o conceito de dialogia numa perspectiva bakhtiniana que permeia o estudo, tanto nas relações entre os sujeitos, quanto nas escolhas metodológicas. Em seguida, falamos do campo trazendo um histórico do Centro de Atividades Comunitárias. Por fim, trazemos o conceito de infância em diálogo com sua compreensão teórica para problematizar os eventos vivenciados na pesquisa. Concluímos pela potência das práticas pedagógicas sem, no entanto, desconsiderar uma ação subalternizante e escolarizadora, no sentido de produzir alunos competentes para identificar as demandas escolares. E ainda, pela potência das crianças, capazes de enunciar sua resistência em falas e ações.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.