Interculturalidade institucional: desafio premente para uma causa emergente
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.7542Palavras-chave:
Interculturalidade, Institucional, Práticas.Resumo
A proposta deste material é comunicar saberes que leve em consideração a ideia de uma interculturalidade institucional. Imagina-se que a prática institucional, em especial dos espaços formativos, tais como as universidades, devem ser desafiadas a construírem referenciais que levem em consideração as diferenças. Destaca-se que o objetivo mobilizador do estudo foi descrever possíveis tensões ligadas a interculturalidade em práticas institucionais documentais do curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. A principal metodologia utilizada assenta-se em uma perspectiva investigativa documental (KRIPKA; SCHELLER; BONOTTO, 2015) em que a escrita é vista como narrativa coletiva e “síntese” dos espectros sistêmicos que entrelaçam a história como fato e performance. O campo teórico escolhido, refere-se a perspectiva crítica da interculturalidade expresso pelo Grupo Modernidade/Colonialidade para quem, o termo deve ser visto em suas características políticas, éticas e epistêmicas. Os resultados preliminares indicam que no âmbito institucional a intercultutralidade ainda é um conceito desconhecido, necessitando a reconstrução de abordagens e discussão formativa para sua concretização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.