Interculturalidade institucional: desafio premente para uma causa emergente

Autores/as

  • Genivaldo Frois Scaramuzza Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Orlandina de Souza Universidade Federal de Rondônia
  • Eliete de Souza Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i1.7542

Palabras clave:

Interculturalidade, Institucional, Práticas.

Resumen

A proposta deste material é comunicar saberes que leve em consideração a ideia de uma interculturalidade institucional. Imagina-se que a prática institucional, em especial dos espaços formativos, tais como as universidades, devem ser desafiadas a construírem referenciais que levem em consideração as diferenças. Destaca-se que o objetivo mobilizador do estudo foi descrever possíveis tensões ligadas a interculturalidade em práticas institucionais documentais do curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. A principal metodologia utilizada assenta-se em uma perspectiva investigativa documental (KRIPKA; SCHELLER; BONOTTO, 2015) em que a escrita é vista como narrativa coletiva e “síntese” dos espectros sistêmicos que entrelaçam a história como fato e performance. O campo teórico escolhido, refere-se a perspectiva crítica da interculturalidade expresso pelo Grupo Modernidade/Colonialidade para quem, o termo deve ser visto em suas características políticas, éticas e epistêmicas. Os resultados preliminares indicam que no âmbito institucional a intercultutralidade ainda é um conceito desconhecido, necessitando a reconstrução de abordagens e discussão formativa para sua concretização. 

Biografía del autor/a

Genivaldo Frois Scaramuzza, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutor em educação. Docente da Universidade Federal de Rondônia - UNIR no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação Escolar.

Orlandina de Souza, Universidade Federal de Rondônia

Graduanda em Educação Intercultural pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Publicado

2021-04-07

Número

Sección

Artigos