A pós-graduação stricto sensu do Brasil: espaço de formação de professores universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.7615

Palavras-chave:

Formação de Professores, Docência Universitária, Stricto Sensu.

Resumo

Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar as possibilidades de formação de professores universitários nos programas de pós-graduação stricto sensu das instituições públicas de ensino superior no Brasil. Para tanto, foi elaborada uma pesquisa de abordagem qualitativa que, quanto aos objetivos, define-se como exploratória e descritiva, tendo como procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental. O processo de análise dos dados foi realizado de forma dinâmica, onde buscou-se teorizar sobre os dados, produzindo o confronto entre a abordagem teórica anterior e o que a investigação aportou de singular como contribuição. Encontra-se estruturado de modo que apresenta o percurso metodológico, considerações sobre o processo de formação do professor universitário, o andamento dos programas de pós-graduação stricto sensu, os parâmetros e contradições presentes neste processo e as considerações finais. Esses pontos indicam que a formação de professores do ensino superior nos programas de pós-graduação analisados tem se distanciado dos principais aspectos que envolvem a formação de professores.

Biografia do Autor

Mário Luiz Junges Junior, Coordenadoria de Recursos Humanos da Prefeitura de Passo Fundo - RS


Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo. Licenciado em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Sertão (2019). Especialista em Teorias e Metodologias da Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS (2018). Graduado em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2008). Analista de RH Estratégico pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH (2013). Atua como Psicólogo na Coordenadoria de Recursos Humanos da Prefeitura de Passo Fundo.

Flávia Stefanello, Bióloga no Centro de Reprodução Humana Genesis - Passo Fundo - RS

Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo, na Linha de pesquisa Políticas Educacionais. Mestre em Bioexperimentação (Bolsista FAPERGS) pelo programa de Pós-graduação em Bioexperimentação da Universidade de Passo Fundo, na linha Etiopatogenia, epidemiologia, e diagnóstico laboratorial de doenças transmissíveis e não transmissíveis (2015). Especialista em Teorias e Metodologias da Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Sertão, 2019). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (2010) e Docente da Educação Básica e Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Sertão). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil. Na área técnica, possui experiência como Analista de Controle de Qualidade na empresa GoiasMinas, realizando análises microbiológicas e controle de qualidade de alimentos lácteos. Como microbiologista - D´Marche Indústria de Cosméticos Ltda; Bióloga no Centro de Reprodução Humana Genesis, em Passo Fundo/RS, atuando no laboratório de andrologia, realizando análise seminal completa, manipulação de gametas, preparo e manipulação seminal e criopreservação. Atualmente é professora de Ciências Biológicas.

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão
Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo -
UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é
Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e
Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado
pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica
do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional,
educação superior e educação do campo. 

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Publicado

2021-05-14

Edição

Seção

Artigos