A pós-graduação stricto sensu do Brasil: espaço de formação de professores universitários
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.7615Palavras-chave:
Formação de Professores, Docência Universitária, Stricto Sensu.Resumo
Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar as possibilidades de formação de professores universitários nos programas de pós-graduação stricto sensu das instituições públicas de ensino superior no Brasil. Para tanto, foi elaborada uma pesquisa de abordagem qualitativa que, quanto aos objetivos, define-se como exploratória e descritiva, tendo como procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental. O processo de análise dos dados foi realizado de forma dinâmica, onde buscou-se teorizar sobre os dados, produzindo o confronto entre a abordagem teórica anterior e o que a investigação aportou de singular como contribuição. Encontra-se estruturado de modo que apresenta o percurso metodológico, considerações sobre o processo de formação do professor universitário, o andamento dos programas de pós-graduação stricto sensu, os parâmetros e contradições presentes neste processo e as considerações finais. Esses pontos indicam que a formação de professores do ensino superior nos programas de pós-graduação analisados tem se distanciado dos principais aspectos que envolvem a formação de professores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.