Entre adversidades e potencialidades: notas sobre uma experiência docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.7670

Palavras-chave:

Docência, Licenciatura, Ensino Médio, Estágio Docente.

Resumo

O presente artigo tem como foco apresentar e discutir experiências educativas vivenciadas durante a regência de classe de turmas do Ensino Médio, no decorrer de dois estágios curriculares de docência vinculados ao curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Busca, também, refletir sobre os desafios e potencialidades da docência através da apresentação de três situações vividas no decorrer das aulas ministradas. A partir dessas experiências, apresenta, portanto, considerações sobre currículo, planejamento didático, formação docente e práticas educativas. Ao final, tece algumas considerações sobre os impactos dessa experiência na vida dos estagiários.

Biografia do Autor

Thiago Luz, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Antropologia Social no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Ciências Sociais (UFRGS). Integrante do Grupo de Estudos em Educação e Transgressão - GEETRANS (FACED/UFRGS)

Rosângela Soares, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora associada da Faculdade de educação da UFRGS. Membro e pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero (GEERGE), atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, gênero e culturas juvenis.

Andressa Caroly, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciada em Ciências Sociais (UFRGS). Integrante do Grupo de Estudos em Educação e Transgressão - GEETRANS (FACED/UFRGS).

Downloads

Publicado

2021-05-14

Edição

Seção

Experiências