Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta?

Autores

  • Débora de Lima Velho Junges Instituto Federal Catarinense http://orcid.org/0000-0001-8645-8431
  • Lucas Pereira da Rosa Universidade Feevale
  • Andrieli Ronaldi Conte Instituto Federal Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.7737

Palavras-chave:

mulheres na matemática, divulgação científica, discurso.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar se e como a temática das mulheres na matemática vem sendo abordada em revistas científicas brasileiras especializadas em Educação/Ensino e Educação Matemática dos últimos 5 anos. Neste estudo, a questão das mulheres na matemática foi examinada a partir das formulações de Michel Foucault. De caráter bibliográfico, o estado da arte procurou mapear a produção acadêmica dos últimos cinco anos sobre as mulheres na matemática. De um total de 31 periódicos analisados, foi possível identificar 13 estudos que tratavam da questão das mulheres no contexto da matemática. Os principais resultados apontam: uma diversidade de procedimentos metodológicos adotados pelos autores; a maioria apresenta como tema central as relações de gênero na matemática; e, um ponto comum presente em todos os textos são as discussões de gênero que permeiam a matemática, a educação matemática, a história da matemática e a atuação/participação das mulheres na divulgação científica matemática.

Biografia do Autor

Débora de Lima Velho Junges, Instituto Federal Catarinense

Doutora (2017) e Mestre (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela mesma instituição (2010). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais atuando junto ao Instituto Federal Catarinense. Também atua como professora conteudista, colaboradora, revisora técnica e avaliadora de materiais didáticos. É líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Educação, Sociedade e Tecnologias (GESTEC; http://gestec.fraiburgo.ifc.edu.br), e membro do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade (GIPEMS) e do Grupo Interdisciplinar Pomares do Saber (GIPS) que integram o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Interessada principalmente nos seguintes temas: educação, educação matemática, práticas pedagógicas, mulheres nas ciências.

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Publicado

2021-10-26

Edição

Seção

Artigos