Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta?
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.7737Keywords:
mulheres na matemática, divulgação científica, discurso.Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar se e como a temática das mulheres na matemática vem sendo abordada em revistas científicas brasileiras especializadas em Educação/Ensino e Educação Matemática dos últimos 5 anos. Neste estudo, a questão das mulheres na matemática foi examinada a partir das formulações de Michel Foucault. De caráter bibliográfico, o estado da arte procurou mapear a produção acadêmica dos últimos cinco anos sobre as mulheres na matemática. De um total de 31 periódicos analisados, foi possível identificar 13 estudos que tratavam da questão das mulheres no contexto da matemática. Os principais resultados apontam: uma diversidade de procedimentos metodológicos adotados pelos autores; a maioria apresenta como tema central as relações de gênero na matemática; e, um ponto comum presente em todos os textos são as discussões de gênero que permeiam a matemática, a educação matemática, a história da matemática e a atuação/participação das mulheres na divulgação científica matemática.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.