Formação de professores da/na Amazônia como sujeitos decoloniais do século XXI

Autores

  • Maria Aparecida Neves Universidade Federal de Roraima
  • Ivone dos Santos Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Nadia Magalhães da Silva Freitas Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.7842

Palavras-chave:

Formação, Professores, Descolonização, Amazônia.

Resumo

Este artigo é um ensaio teórico que propõe a descolonização do pensamento na formação de professores na/da Amazônia, mediante análise crítica do pensamento ocidental hegemônico instituído. A naturalização das diversas práticas de dominação da natureza e do próprio homem precisam ser questionadas. Para isso, consideramos os estudos da colonialidade/decolonidade uma referência para o desvelamento e a resistência aos processos de dominação e de exploração que subalternizam os povos amazônicos e coisificam a natureza.

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Publicado

2021-05-28

Edição

Seção

Em foco