Formação inicial de professores de geografia para o uso de tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.7983

Palavras-chave:

Formação de professores, Tecnologias digitais, Geografia.

Resumo

Este estudo aborda a formação inicial de professores sob a ótica dos alunos matriculados no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Paulo VI. Investigamos como a formação de professores contribui para o acesso dos futuros docentes às tecnologias digitais, bem como para inserção dessas em sua futura prática profissional. Verificou-se ainda se os sujeitos pesquisados se sentem preparados para trabalhar com as tecnologias digitais em sua futura prática docente. Este trabalho possui cunho qualitativo, tendo sido realizada uma pesquisa bibliográfica aliada a aplicação de questionário eletrônico com perguntas abertas e fechadas como instrumento de coleta de dados. A relevância da discussão apresentada está em considerar que a formação inicial de professores é fundamental para a inserção de um ensino que se alinhe às novas tecnologias.

Biografia do Autor

Laudiceia Rodrigues Nicacio, Prefeitura Municipal de Açailândia-MA.

Especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Especialista em Docência em Geografia e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFMA). Graduada em Licenciatura em Geografia (UEMA). Professora na Prefeitura Municipal de Açailândia.

Gil Derlan Silva Almeida, Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Bacabal.

Doutorando em Letras/ Estudos Literários (UFPI). Mestre em Letras/Estudos Literários (UFPI). Graduado em Letras/Língua Portuguesa e suas literaturas (UEMA) e Letras/Língua Inglesa e suas literaturas (UNITINS). Professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Bacabal.

Thiago Coelho Silveira, Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Presidente Dutra.

Doutor em História (UNISINOS). Mestre em História do Brasil (UFPI). Graduado em História (UESPI), Filosofia (UEMA) e Pedagogia (ISEPRO). Professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Presidente Dutra.

Downloads

Publicado

2021-06-11

Edição

Seção

Artigos