Educação Científica e Negação da Ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8058

Palavras-chave:

Educação Científica, História da Ciência, Divulgação Científica, Anticiência, Democratização do Conhecimento.

Resumo

Este artigo procura investigar os impactos dos movimentos de negação da ciência para a sociedade e as suas consequências na área da educação. As similaridades entre ciência e democracia são analisadas, junto com as formas pelas quais os movimentos de negação destas duas instituições se valeram de mecanismos existentes nas mídias sociais para adquirir mais destaque a partir da segunda metade da década de 2010. A importância de aprofundar o debate sobre os modos usados pela ciência para compreender e explicar a realidade é enfatizada, de forma a provocar uma reflexão sobre os desafios colocados, no âmbito da educação científica, pelos movimentos de negação da ciência mais notórios existentes atualmente, sobre temas tais como: o aquecimento global, a eficácia das vacinas e o formato da Terra. Certas conexões dos movimentos de negação da ciência com o crescimento da produção de notícias falsas e com o conceito de pós-verdade são apresentadas. Esse trabalho analisa também a forma como a expansão pelas redes sociais de boatos e de vídeos que negam a ciência está associada à dinâmica dos movimentos anticiência e à percepção pública acerca do trabalho realizado por cientistas.

Biografia do Autor

Rodrigo de Siqueira Bicudo, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Caraguatatuba

Estudante de graduação do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista de iniciação cinetífica com bolsa da FAPESP

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Caraguatatuba

Licenciado e bacharel em Física pela UNICAMP (1984), Licenciado e bacharel em História pela USP (2000), Mestre em Física Nuclear pela USP (1988), Doutor em Física Nuclear pela USP (1996) e Docente do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Referências

ALBUQUERQUE, Afonso de; QUINAN, Rodrigo. Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “professor Terra plana”. Mídia e Cotidiano, v. 13, n. 3, p. 83-104, 2019. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38088/22345>. Acesso em: 25 mai. 2020.

AMARAL, Layse Ventura Coutinho. A crise dos jornais impressos e o capital social: diálogos pela perspectiva da complexidade. 2017. 127 f. Dissertação de Mestrado (Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/177866?show=full>. Acesso em: 20 mai. 2020.

ANDRADE, Rodrigo. Resistência à ciência. Pesquisa FAPESP, ano 20, n. 284, p. 16-21, out. 2019. Disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/resistencia-a-ciencia/>. Acesso em: 18 jun. 2020.

ARAÚJO, Thiago de. 'As redes sociais deram voz aos imbecis': Veja as 17 frases mais marcantes de Umberto Eco, morto aos 84 anos. Huffpost Brasil, 2016. Disponível em: <https://www.huffpostbrasil.com/2016/02/20/as-redes-sociais-deram-voz-aos-imbecis-veja-as-17-frases-mais_n_9280762.html>. Acesso em: 23 mai. 2020.

ARENDT, Hannah. Truth & Politics. New York: The New Yorker, 1967. Disponível em: <https://idanlandau.files.wordpress.com/2014/12/arendt-truth-and-politics.pdf>. Acesso em: 17 mai. 2020.

ARROYO-SÁNCHEZ, Abel S.; PAREDES, Jose Elias Cabrejo; VALLEJOS, Maria Peregrina Cruzado. Infodemic, the other pandemic during COVID-19. Preprint. 2020. Disponível em: <https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/367/456>. Acesso em: 7 jun, 2020.

ARRUDA, Sergio de Mello; VILLANI, Alberto. Mudança Conceitual no Ensino de Ciências. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 11, n. 2, p.88-99, ago. 1994. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7152>. Acesso em: 15 mai. 2020.

ASIMOV, Isaac. A Cult of Ignorance. Newsweek, p. 19, January 21, 1980.

BOECHAT, Jacqueline. Combate ao negacionismo historiográfico confronta o obscurantismo que ameaça a democracia, diz historiador. Casa de Oswaldo Cruz, 2020. Disponível em: <http://www.coc.fiocruz.br/index.php/pt/todas-as-noticias/1753-combate-ao-negacionismo-historiografico-visa-confrontar-o-obscurantismo-que-ameaca-a-democracia-diz-historiador.html#.XtlqQTpKhPZ>. Acesso em: 03 jun. 2020.

BRASIL. Brasil no PISA 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. São Paulo: Fundação Santillana/ INEP-Ministério da Educação, 2016. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2015/pisa2015_completo_final_baixa.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2020.

CAREY, James W.. Communication as culture: Essays on media and society (Revised Edition). New York: Routledge, 2008.

CARRAHER, David Willian. Senso crítico: do dia-a-dia às ciências humanas. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

CASTELFRANCHI, Yurij; VILELA, Elaine Meire; LIMA, Luciana Barreto de; MOREIRA, Ildeu de Castro; MASSARANI, Luisa. As opiniões dos brasileiros sobre ciência e tecnologia: O “paradoxo” da relação entre informação e atitudes. História, educação e ciências – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 20, supl. 1, p. 1163–1183, nov. 2013. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=386138081005>. Acesso em: 8 mai. 2020.

CASTELFRANCHI, Yurij. Notícias falsas na ciência. Ciência Hoje, 2019. Disponível em: <http://cienciahoje.org.br/artigo/noticias-falsas-na-ciencia/>. Acesso em: 23 mai. 2020.

D'ANCONA, Matthew. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Barueri (SP): Faro Editorial, 2018.

DARNTON, Robert. The True History of Fake News. The New York Review of Books, 2017. Disponível em: <https://www.nybooks.com/daily/2017/02/13/the-true-history-of-fake-news/>. Acesso em: 15 abr. 2020.

EMPOLI, Giuliano da. Os engenheiros do caos: Como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições. Belo Horizonte: Editora Vestígio, 2019.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1995.

GALILEI, Galileu. Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo ptolomaico e copernicano. Tradução de Pablo Rubén Mariconda. São Paulo: Editora 34, 2011.

GALLUP. Wellcome Global Monitor: How does the world feel about science and health? 2018. Disponível em: <https://wellcome.ac.uk/sites/default/files/wellcome-global-monitor-2018.pdf>. Acesso em: 12 mai. 2020.

GOLDACRE, Ben. Ciência Picareta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

GENESINI, Silvio. A pós-verdade é uma notícia falsa. Revista USP, São Paulo, n. 116, p. 45-58, janeiro/fevereiro/março 2018. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/146577/140223>. Acesso em: 30 mai. 2020.

HANCOCK, Jaime. Dicionário Oxford dedica sua palavra do ano, ‘pós-verdade’, a Trump e Brexit. El País – Brasil, 17 nov. 2016. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2016/11/16/internacional/1479308638_931299.html>. Acesso em: 14 maio. 2020.

HOLTON, Gerald. Science and Anti-Science. Cambridge, Massachusetts (USA): Harvard University Press, 1993.

KRUGER, J.; DUNNING, D.. Unskilled and unaware of it: How difficulties in recognizing one's own incompetence lead to inflated self-assessments. Journal of Personality and Social Psychology, v. 77, n. 6, p. 1121–1134, 1999. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/654d/e896dddeaf5f8b2bc1c633f28ec519c653c7.pdf?_ga=2.41457250.1553768303.1592093980-466258515.1592093980>. Acesso em: 11 jun. 2020.

LIVIO, Mario. Tolices brilhantes: de Darwin a Einstein, os grandes erros dos maiores cientistas. Rio de Janeiro: Record, 2017.

LIVIO, Mario. Galileo and the Science Deniers. New York (USA): Simon & Schuster, 2020.

MCINTYRE, Lee. Post-truth. Cambridge, Massachusetts (USA): MIT Press, 2018.

MARKO, Gabriela; PATACA, Ermelinda Moutinho. Concepções de ciência e educação: contribuições da história da ciência para a formação de professores. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e186743, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ep/v45/1517-9702-ep-45-e186743.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2020.

MARTINS, Leandra Rajczuk. Fake news e os impactos na divulgação científica. Agência Universitária de Notícias – USP, 27 set. 2018. Disponível em: <https://paineira.usp.br/aun/index.php/2018/09/27/fake-news-e-os-impactos-na-divulgacao-cientifica/>. Acesso em: 18 abr. 2020.

MESQUITA, Claudio Tinoco et al. Infodemia, Fake News and Medicine: Science and The Quest for Truth. International Journal of Cardiovascular Sciences [online]. Preprint. 2020. Disponível em: <https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/202/397>. Acesso em: 6 jun. 2020.

MOTTA; Matthew; CALLAGHAN, Timothy; SYLVESTER, Steven M.. Knowing less but presuming more: Dunning-Kruger effects and the endorsement of anti-vaccine policy attitudes. Social Science & Medicine, v. 211, p. 274-281, 2018. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/325981624_Knowing_less_but_presuming_more_Dunning-Kruger_effects_and_the_endorsement_of_anti-vaccine_policy_attitudes>. Acesso em: 11 jun. 2020.

PANDORA, Katherine: RADER, Karen A. Science in the Everyday World: Why Perspectives From the History of Science Matter. Isis, v. 99, n. 2, p.350â€364, 2008.

PILATI, Ronaldo. Ciência e pseudociência: por que acreditamos naquilo que queremos acreditar? São Paulo: editora Contexto, 2018.

POSETTI, Julie; MATTHEWS, Alice. A short guide to the history of ’fake news’ and disinformation. International Center for Journalists, 2018. Disponível em: <https://www.icfj.org/sites/default/files/2018-07/A%20Short%20Guide%20to%20History%20of%20Fake%20News%20and%20Disinformation_ICFJ%20Final.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2020.

PROJETO CREDIBILIDADE. A desordem da informação. Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo / UNESP, 2018. Disponível em: <https://www.manualdacredibilidade.com.br/desinformacao>. Acesso em: 14 mai. 2020.

SAGAN, Carl. O Mundo assombrado pelos demônios. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

SEGERSTRALE, Ullica. Anti-Antiscience: The fight for science and reason. Science Studies, v. 9, n 1, p. 5-25, 1996. Disponível em: <https://sciencetechnologystudies.journal.fi/article/download/55090/17925/>. Acesso em: 11 mai. 2020.

SCHNEIER, Bruce. Mentirosos e desajustados: viabilizando a confiança que a sociedade precisa para prosperar. Rio de Janeiro: Alta Books, 2013.

SHERMER, Michael. Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas. São Paulo: Editora JSN, 2011.

STEVENSON, Adlai E. Call to Greatness. New York (USA): Harper & Brothers, 1954.

WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, HOSSEIN. Information disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Council of Europe, 27 sep. 2017. Disponível em: <https://rm.coe.int/information-disorder-toward-an-interdisciplinary-framework-for-researc/168076277c>. Acesso em: 16 mai. 2020.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Edição

Seção

Artigos