A Educação Brasileira e a Influência do Programa Norte-Americano de Cooperação Técnica Ponto IV na Década de 1950

Autores

  • Roselia Cristina de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN http://orcid.org/0000-0002-9969-5839
  • Marlucia Menezes De Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Programa de Pós-graduação em Educação.
  • Jailma Maria De Lima Professora Adjunta - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ CERES-Caicó - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8141

Palavras-chave:

História, Educação, Cooperação Técnica, Influência Norte-americana

Resumo

Este artigo busca analisar as ações do Programa de Cooperação Técnica e Financeira norte-americano, Ponto IV, e suas implicações na educação brasileira na década de 1950. Esse programa foi implementado em regime de cooperação bilateral entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, através de acordos que fortaleceram as relações entre os dois países ao congregar metas governamentais e visar o desenvolvimento social e econômico em diferentes áreas estratégicas. Para entender como e em que medida se deu a influência do Programa de Cooperação norte-americano na educação, fizemos uso do conceito de hegemonia de Gramsci (1999) e da ideia de “zona de contato” formulada por Gilbert Joseph (2006), e  observamos o espaço e a configuração das relações estabelecidas no contexto da Guerra Fria. Encontramos aporte no corpus documental da Embaixada do Brasil, do Ministério da Educação e do Departamento de Estado norte-americano. No tocante aos resultados da pesquisa, identificamos um determinado padrão de influência na área da educação, relacionado à formação profissional no ensino técnico, industrial e primário, bem como o intercâmbio de estudantes e profissionais brasileiros em universidades dos Estados Unidos. Entendemos o contexto internacional de inserção do Programa Ponto IV e o relacionamos com a política de desenvolvimento nacional, o que possibilitou compreender as diretrizes do programa ao considerar as contrapartidas dos acordos e suas consequências para a educação, que desvelam as relações internacionais e a intencionalidade dos Estados Unidos em aplicar o Ponto IV na América Latina e particularmente no Brasil.

Palavras-chave: História; Educação; Cooperação Técnica; Influência norte-americana.

Biografia do Autor

Roselia Cristina de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutoranda/PPGED-UFRN

Graduada em História - Licenciatura/Bacharelado

Mestrado em Educação - PPGED/UFRN

Marlucia Menezes De Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Programa de Pós-graduação em Educação.

Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); graduada em Pedagogia pela mesma universidade; doutorado em História e Filosofia da Educação pela PUC/São Paulo; pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela École des Hautes en Sciences Sociales (EHSS). Lattes: http//lattes.cnpq.br/2624591870785039. E-mail: mmarlupaiva3@gmail.com

Jailma Maria De Lima, Professora Adjunta - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ CERES-Caicó - UFRN

Graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense.

Pos-doutorado na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. 

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Publicado

2022-02-22

Edição

Seção

Artigos