A Educação Brasileira e a Influência do Programa Norte-Americano de Cooperação Técnica Ponto IV na Década de 1950
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8141Keywords:
História, Educação, Cooperação Técnica, Influência Norte-americanaAbstract
Este artigo busca analisar as ações do Programa de Cooperação Técnica e Financeira norte-americano, Ponto IV, e suas implicações na educação brasileira na década de 1950. Esse programa foi implementado em regime de cooperação bilateral entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, através de acordos que fortaleceram as relações entre os dois países ao congregar metas governamentais e visar o desenvolvimento social e econômico em diferentes áreas estratégicas. Para entender como e em que medida se deu a influência do Programa de Cooperação norte-americano na educação, fizemos uso do conceito de hegemonia de Gramsci (1999) e da ideia de “zona de contato” formulada por Gilbert Joseph (2006), e observamos o espaço e a configuração das relações estabelecidas no contexto da Guerra Fria. Encontramos aporte no corpus documental da Embaixada do Brasil, do Ministério da Educação e do Departamento de Estado norte-americano. No tocante aos resultados da pesquisa, identificamos um determinado padrão de influência na área da educação, relacionado à formação profissional no ensino técnico, industrial e primário, bem como o intercâmbio de estudantes e profissionais brasileiros em universidades dos Estados Unidos. Entendemos o contexto internacional de inserção do Programa Ponto IV e o relacionamos com a política de desenvolvimento nacional, o que possibilitou compreender as diretrizes do programa ao considerar as contrapartidas dos acordos e suas consequências para a educação, que desvelam as relações internacionais e a intencionalidade dos Estados Unidos em aplicar o Ponto IV na América Latina e particularmente no Brasil.
Palavras-chave: História; Educação; Cooperação Técnica; Influência norte-americana.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.