Práticas de formação continuada de professores para o ensino inclusivo de crianças com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.8214Resumo
No presente artigo socializamos e discutimos as proposições de um grupo de estudos constituído por professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o professor do Atendimento Educacional Especializado, referente à aprendizagem e ao desenvolvimento psíquico de alunos com deficiência intelectual. A investigação projeta-se numa abordagem qualitativa de pesquisa em educação, e é caracterizada pelos princípios da pesquisa-ação. Os dados foram produzidos a partir de entrevista semiestruturada, realizada com cinco professoras do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do Rio Grande do Sul, e registros dos encontros de formação. Os dados foram organizados com base na Análise Textual discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016). A análise dos resultados levou em consideração contribuições teóricas de autores que tratam do desenvolvimento humano na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural (THC), bem como de autores que tratam acerca da Deficiência Intelectual. Resultados apontam para a necessidade e os benefícios de se promover momentos de formação aos professores em relação ao desenvolvimento de processos de ensino direcionados e adequados às crianças com deficiência intelectual no que se refere a seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e cultural.
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