Práticas de formação continuada de professores para o ensino inclusivo de crianças com deficiência intelectual

Autores

  • Neusa Cristina Pereira da Silva Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI
  • Marli Dallagnol Frison Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.8214

Resumo

No presente artigo socializamos e discutimos as proposições de um grupo de estudos constituído por professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o professor do Atendimento Educacional Especializado, referente à aprendizagem e ao desenvolvimento psíquico de alunos com deficiência intelectual. A investigação projeta-se numa abordagem qualitativa de pesquisa em educação, e é caracterizada pelos princípios da pesquisa-ação. Os dados foram produzidos a partir de entrevista semiestruturada, realizada com cinco professoras do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do Rio Grande do Sul, e registros dos encontros de formação. Os dados foram organizados com base na Análise Textual discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016). A análise dos resultados levou em consideração contribuições teóricas de autores que tratam do desenvolvimento humano na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural (THC), bem como de autores que tratam acerca da Deficiência Intelectual. Resultados apontam para a necessidade e os benefícios de se promover momentos de formação aos professores em relação ao desenvolvimento de processos de ensino direcionados e adequados às crianças com deficiência intelectual no que se refere a seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e cultural.

Biografia do Autor

Neusa Cristina Pereira da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Professora na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Departamento de Ciências Humanas, URI, Santo Ângelo, RS, Brasil. Educadora Especial da Rede Pública Municipal do Município de Santa Rosa,RS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, Ijuí, RS

Marli Dallagnol Frison, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Professora PhD, do Departamento de Ciências da Vida e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí, Ijuí, RS.

Downloads

Publicado

2021-08-03

Edição

Seção

Artigos