Práticas de formação continuada de professores para o ensino inclusivo de crianças com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.8214Abstract
No presente artigo socializamos e discutimos as proposições de um grupo de estudos constituído por professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o professor do Atendimento Educacional Especializado, referente à aprendizagem e ao desenvolvimento psíquico de alunos com deficiência intelectual. A investigação projeta-se numa abordagem qualitativa de pesquisa em educação, e é caracterizada pelos princípios da pesquisa-ação. Os dados foram produzidos a partir de entrevista semiestruturada, realizada com cinco professoras do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do Rio Grande do Sul, e registros dos encontros de formação. Os dados foram organizados com base na Análise Textual discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016). A análise dos resultados levou em consideração contribuições teóricas de autores que tratam do desenvolvimento humano na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural (THC), bem como de autores que tratam acerca da Deficiência Intelectual. Resultados apontam para a necessidade e os benefícios de se promover momentos de formação aos professores em relação ao desenvolvimento de processos de ensino direcionados e adequados às crianças com deficiência intelectual no que se refere a seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e cultural.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.