História, interculturalidade e a valorização social e educacional do festejo junino maranhense

Autores

  • Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.8329

Palavras-chave:

História, Interculturalidade, Valorização, Festejo Junino.

Resumo

Neste trabalho analisamos a importância da história, cultura e a ressignificação social e educacional do festejo junino maranhense. Para tanto, partimos da seguinte questão norteadora: quais as contribuições da interculturalidade e a valorização social e educacional do festejo junino caxiense para a constituição da identidade cultural? Objetivo Geral: analisar a percepção dos alunos sobre cultura e a ressignificação da identidade, tradição e a valorização social e educacional do festejo junino maranhense. Tratou-se de um estudo exploratório do tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, utilizamos como instrumento um questionário. Fundamentamo-nos em autores como: Abreu (2003); Candau (2008); Oliveira (2011); Lóssio e Pereira (2007); Gans (2014); entre outros. De acordo com o resultado da pesquisa, a cultura é importante sobretudo porque ajuda na consolidação do trabalho coletivo na escola e na produção da identidade do cidadão. As festas juninas tornaram-se uma atividade curricular importante para as aprendizagens dos alunos, pois passaram a conhecer sua cultura sem sentir vergonha e entender que é através dela que conhecemos o nosso passado. Segundo os alunos a cultura não possui o devido incentivo por parte da escola, família e a comunidade, não reconheciam a cultura como uma representação das gerações anteriores, que podem ajudar no processo formativos das novas gerações, para que sejam capazes de se relacionar com o mundo e entender que são pessoas únicas e diversas. Portanto, através do trabalho com a interculturalidade na escola adquirimos saberes, conhecimento e fazeres próprio da cultura.

Biografia do Autor

Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.  Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Líder do GRUPO DE PESQUISAS INTERDISCIPLINARES: Educação, Saúde e Sociedade (CNPq/UEMA). Participou de um Estágio do Doutorado em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - UL. Especialista em Coordenação Pedagógica pela UEMA e Avaliação Educacional pela UFPI, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Professora  Adjunto I  do Departamento de Educação da UEMA do Centro de Estudos Superiores de Caxias - CESC. Atualmente é Diretora do Curso de Pedagogia do CESC/UEMA, Portaria n. 117/2019 – GR/UEMA. Trabalha como Coordenadora Pedagógica e Formadora na Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias - SEMECT. É também Avaliadora Externa do MEC/INEP/SINAES, para autorização de cursos de graduação, junto ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – BASis, Portaria nº 487, de 7 de junho de 2018. É Relatora do Comitê de Ética e Pesquisa Portaria n. 116/2018 - GR/UEMA. Trabalhou como  Coordenadora Pedagógica de Educação à  Distância durante 12 anos junto ao UemaNet no CESC/UEMA. Pesquisas concluídas, em andamento, apresentadas e publicadas em eventos nacionais e internacionais. Experiências nas áreas de formação, desenvolvimento profissional, profissionalização docente, Pedagogia, saberes docentes, autismo e avaliação da aprendizagem.

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Publicado

2021-08-23

Edição

Seção

Artigos