História, interculturalidade e a valorização social e educacional do festejo junino maranhense
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.8329Palavras-chave:
História, Interculturalidade, Valorização, Festejo Junino.Resumo
Neste trabalho analisamos a importância da história, cultura e a ressignificação social e educacional do festejo junino maranhense. Para tanto, partimos da seguinte questão norteadora: quais as contribuições da interculturalidade e a valorização social e educacional do festejo junino caxiense para a constituição da identidade cultural? Objetivo Geral: analisar a percepção dos alunos sobre cultura e a ressignificação da identidade, tradição e a valorização social e educacional do festejo junino maranhense. Tratou-se de um estudo exploratório do tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, utilizamos como instrumento um questionário. Fundamentamo-nos em autores como: Abreu (2003); Candau (2008); Oliveira (2011); Lóssio e Pereira (2007); Gans (2014); entre outros. De acordo com o resultado da pesquisa, a cultura é importante sobretudo porque ajuda na consolidação do trabalho coletivo na escola e na produção da identidade do cidadão. As festas juninas tornaram-se uma atividade curricular importante para as aprendizagens dos alunos, pois passaram a conhecer sua cultura sem sentir vergonha e entender que é através dela que conhecemos o nosso passado. Segundo os alunos a cultura não possui o devido incentivo por parte da escola, família e a comunidade, não reconheciam a cultura como uma representação das gerações anteriores, que podem ajudar no processo formativos das novas gerações, para que sejam capazes de se relacionar com o mundo e entender que são pessoas únicas e diversas. Portanto, através do trabalho com a interculturalidade na escola adquirimos saberes, conhecimento e fazeres próprio da cultura.
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