História, interculturalidade e a valorização social e educacional do festejo junino maranhense
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.8329Keywords:
História, Interculturalidade, Valorização, Festejo Junino.Abstract
Neste trabalho analisamos a importância da história, cultura e a ressignificação social e educacional do festejo junino maranhense. Para tanto, partimos da seguinte questão norteadora: quais as contribuições da interculturalidade e a valorização social e educacional do festejo junino caxiense para a constituição da identidade cultural? Objetivo Geral: analisar a percepção dos alunos sobre cultura e a ressignificação da identidade, tradição e a valorização social e educacional do festejo junino maranhense. Tratou-se de um estudo exploratório do tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, utilizamos como instrumento um questionário. Fundamentamo-nos em autores como: Abreu (2003); Candau (2008); Oliveira (2011); Lóssio e Pereira (2007); Gans (2014); entre outros. De acordo com o resultado da pesquisa, a cultura é importante sobretudo porque ajuda na consolidação do trabalho coletivo na escola e na produção da identidade do cidadão. As festas juninas tornaram-se uma atividade curricular importante para as aprendizagens dos alunos, pois passaram a conhecer sua cultura sem sentir vergonha e entender que é através dela que conhecemos o nosso passado. Segundo os alunos a cultura não possui o devido incentivo por parte da escola, família e a comunidade, não reconheciam a cultura como uma representação das gerações anteriores, que podem ajudar no processo formativos das novas gerações, para que sejam capazes de se relacionar com o mundo e entender que são pessoas únicas e diversas. Portanto, através do trabalho com a interculturalidade na escola adquirimos saberes, conhecimento e fazeres próprio da cultura.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.