Educação Ambiental crítica e Educação Social: o que aproxima essas educações?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i4.8346

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Social, Justiça Ambiental, vulnerabilidade socioambiental

Resumo

A vulnerabilidade social abarca também a ambiental e, nesse sentido, tanto a Educação Ambiental (EA) crítica como a Educação Social (ES) têm o objetivo comum de contribuir para a libertação ou, ainda, na prevenção dessas vulnerabilidades. Assim, EA e ES se voltam aos mesmos grupos sociais, tendo o mesmo objetivo de transformação social e desenvolvimento da cidadania. Isso levou Caride-Gómez e Cartea (2007) a afirmarem que a EA é, ou deveria ser, ES. Essa provocação nos conduziu a investigar se de fato a EA pode ser considerada ES. Para responder a esta questão, propusemo-nos a discutir as aproximações entre EA crítica e ES a partir de três objetivos específicos: a) pesquisar sobre os objetivos da EA crítica e da ES; b) analisar documentos que possibilitam o diálogo entre EA crítica e a ES; c) compreender a Justiça Ambiental como elo entre EA crítica e ES. Para atingir tais objetivos, utilizamos a pesquisa qualitativa teórica de cunho bibliográfico e documental. Através das reflexões proporcionadas pela pesquisa, foi possível identificar que, conceitualmente e na prática, a ES e a EA crítica estão muito próximas. Além disso, os documentos analisados estimulam a interlocução entre as duas áreas e, quando a Justiça Ambiental é adicionada ao debate, é possível compreender que ela é o elo entre as duas. Dessa forma, consideramos que a EA crítica e ES estão muito próximas. No entanto, é arriscado afirmar que são a mesma coisa, principalmente pelo fato de que, no Brasil, a ES ainda está em construção.

Biografia do Autor

Roberta Soares da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em Ciencias Biológicas e Mestra em Educação (Unisinos), Doutoranda em Educcação Ambiental no PPGEA -FURG. Bolsista CAPES. Particpa dos grupos de pesquis GPEDEA e CEPOPES

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2024-06-27

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