Reflexões sobre avaliação no ensino de ciência a partir de uma amostra de estudos brasileiros

Autores

  • Cadidja Coutinho Universidade Federal de Santa Maria
  • Francieli Luana Sganzerla Universidade Federal do Pampa
  • Raquel Ruppenthal Universidade Federal do Pampa
  • Thais Scotti do Canto-Dorow Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i4.8361

Palavras-chave:

Letramento Científico, Avaliação diagnóstica, Avaliação formativa, Aprendizagem.

Resumo

Este estudo teve como objetivo é investigar se e de que forma as pesquisas sobre a temática avaliação propiciam o acompanhamento do processo de Letramento Científico. Para isso foi realizada uma revisão narrativa orientada pela questão: Como a avaliação da aprendizagem, no ensino de Ciências, está descrita em publicações de uma amostra de periódicos da área, no período de 2010 até 2020? A pesquisa identificou 15 artigos distribuídos nas regiões brasileiras, com maior e menor predominância de estudos no Sudeste e Norte, respectivamente. Os trabalhos foram agrupados quanto às discussões acerca dos aspectos da avaliação e as concepções dos participantes e os que descrevem instrumentos pedagógicos avaliativos. Constatou-se que a partir da amostra utilizada nesta pesquisa são pertinentes estudos que abordem a avaliação no ensino de Ciências, como embasamento teórico e reflexivo sobre a necessidade de um ensino pautada na promoção do Letramento Científico dos estudantes.

Biografia do Autor

Cadidja Coutinho, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura)/UFSM. Doutorado e Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ UFSM. Especialização em TIC aplicadas à Educação/UFSM e em Educação Ambiental/UFSM. Prof. Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC)/UNIPAMPA Campus Dom Pedrito. Pós-doutorado pelo PPG em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN). Vice-Líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHAS. Áreas de interesse: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Letramento científico na educação básica e superior, Formação de professores.

Francieli Luana Sganzerla, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela URI Campus de Erechim/RS (2017). Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Especialização em Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos pela UNIPAMPA Campus Dom Pedrito/RS. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UNIPAMPA Campus Uruguaiana/RS. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GPEF) e do Grupo Colaborativo de Ensino e Pesquisa "FLEXILHAS" pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Campus Dom Pedrito - Uruguaiana/RS.

Raquel Ruppenthal, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria,doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFSM. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa/ Campus Uruguaiana, docente da Licenciatura Ciências da Natureza e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF-UNIPAMPA) e líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHAS.

Thais Scotti do Canto-Dorow, Universidade Franciscana

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado e doutorado em Ciências/Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência em Taxonomia Vegetal, principalmente nos seguintes temas: Poaceae (Digitaria) e taxonomia de angiospermas. Professora aposentada na UFSM desde 2013, atua, no momento, na Universidade Franciscana de Santa Maria como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, nas linhas de pesquisa Formação de professores e Processo ensino-aprendizagem, com ênfase no ensino de biologia. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GPECIM (Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq).

Referências

AMANTES, Amanda; OLIVEIRA, Elrismar. A construção e o uso de sistemas de categorias para avaliar o entendimento dos estudantes. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 14, n. 2, p. 61-79, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, v. 70, 2011.

BORGES, Ronaldo Silva; FERREIRA FILHO, João; LUZ JR, Geraldo Eduardo. Desenvolvimento de histórias em quadrinhos como metodologia alternativa: um olhar voltado à formação futura de professores de química. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 4, n. 12, p. 724-738, 2018.

CACHAPUZ, António; VILCHES, Amparo. A importância da educação científica na sociedade actual. In: CACHAPUZ, A., GIL-PÉREZ, D. CARVALHO, AMP, VILCHES, A.(Org.). A Necessária Renovação do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez. 2011. cap. 01. p. 19-34. 265p. CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí, RS. Editora Ijuí, 2011.

CAPES - COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL

SUPERIOR. Plataforma Sucupira: Qualis Periódicos. Classificação de Periódicos

Quadriênio 2013-2016. Disponível em <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira>. Acesso em: 07 de junho de 2020.

COPPI, Marcelo Alves; DE SOUSA, Clarilza Prado. Estudo da alfabetização científica de alunos do ensino médio de um colégio de São Paulo. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 5, n. 15, p. 537-544, 2019.

COSTA, Rosa Cristina; MIRANDA, Jean Carlos; GONZAGA, Glaucia Ribeiro. Avaliação e validação do jogo didático “desafio ciências–sistemas do corpo humano” como ferramenta para o ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 5, p. 56-75, 2018.

DANTAS, Claudio Rejane da Silva; MASSONI, Neusa Teresinha; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos. A avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica: uma temática com muitas questões em aberto. Ensaio (Rio de Janeiro (1993): avaliação e políticas públicas em educação. v. 25, n. 95 (abr./jun. 2017), p. 440-482, 2017.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

DEMO, Pedro. Avaliação para cuidar que o aluno aprenda. São Paulo: Editora Criarp, 2006.

FREITAS, Sirley Leite; DA COSTA, Michele Gomes Noé; DE MIRANDA, Flavine Assis. Avaliação Educacional: formas de uso na prática pedagógica. Revista Meta: Avaliação, v. 6, n. 16, p. 85-98, 2014.

GALIETA, Tatiana; ALÍPIO, Ana Carla Nascimento. Os diferentes processos avaliativos no ensino de ciências: quais são as interpretações dos alunos? Revista rasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 11, n. 1, p. 50-72, 2018.

GOMES, Anderson S. L. Letramento Científico: um indicador para o Brasil. São Paulo: Instituto Abramundo. 2015.

GOMES, Ederson Carlos; BATISTA, Michel Corci; FUSINATO, Polônia Altoé. A utilização de mapas conceituais como instrumento de avaliação no ensino de física. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 3, p. 58-78, 2019.

DE JESUS, Weslei Oliveira; CARVALHO, Christina Vargas Miranda; SILVA, Luciana Aparecida Siqueira. Estilo de aprendizagem de Kolb: reflexões acerca do diagnóstico de um curso de licenciatura em química. Revista brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 285-306, 2019.

LEITE, Andéa Pinto; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; GONÇALVES, Félix Thadeu Teixeira; RUPPENTHAL, Raquel. Estratégias para desenvolver o letramento científico: uma análise do Referencial Curricular Gaúcho. III SIMPÓSIO INTEGRADO DOS PPGs UNIPAMPA/Campus Uruguaiana. Anais [...]. Uruguaiana, RS, 2019.

LEMOS, Pablo Santana; SÁ, Luciana Passos. A avaliação da aprendizagem na concepção de professores de química do Ensino Médio. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 15, n. 3, p. 53-71, 2013.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem... mais uma vez. Revista ABC Educatio, v. 46, p. 28, 2005.

_______Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez editora, 2011.

MARINHO, Julio Cesar Bresolin; CALCAGNO, Samanta Costa; DA SILVA, João Alberto. Estado da Arte sobre avaliação no Ensino de Ciências. Revista Thema, v. 15, n. 2, p. 653-671, 2018.

MORAIS, Ruth Longuinho. Do discurso à prática: como se caracteriza a avaliação da aprendizagem escolar entre professores de biologia no ensino médio, 2009. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.

MORALES, Cinthia Junger de Souza. O processo de ensino e aprendizagem no Ensino de Ciências. Revista Areté, Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 7, n. 14, p. 01-15, 2014.

NASCIMENTO, Lucilene Aparecida e Lima do; RO?C?AS, Gisele. Portfólio: uma opção de avaliação integrada para o ensino de Ciências. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 63, p. 742-767, set./dez. 2015.

NASCIMENTO, Lucilene Aparecida e Lima do; RÔÇAS, Gisele. O nó da avaliação em ciências: Formando, deformando ou conformando?. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 1, 2016.

PEZARINI, Agnaldo Ronie; MACIEL, Maria Deloudes. Avaliação dos argumentos e das argumentações produzidas pelos estudantes de ciências e biologia a partir de uma proposta didática pautada em Toulmin e Bonini. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. 27-47, 2019.

PERRENOUD, Philippe Avaliação. Da Excelência à Regulação das Aprendizagens. Entre Duas Lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

_______. Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Tradução: Fátima Murad e Eunice Gruman. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

RAMOS, Ribamar Alves. Avaliação da aprendizagem: uma proposta emergente para o ensino-aprendizagem de Biologia. 2018. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.

ROCHA, Fabio Gomes; NASCIMENTO, Bruno Alves Reis; NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas Boas Carvalho do. Um modelo de mapeamento sistemático para a educação. Cadernos da Fucamp, v. 17, n. 29, p. 1-6, 2018.

ROLDÃO, Maria do Céu; FERRO, Nuno. O que é avaliar? Reconstrução de práticas e conceções de avaliação. Estudos em avaliação educacional, São Paulo, v. 26, n. 63, p. 570-594, set./dez. 2015.

ROSA, Cleci Teresinha Werner; BOSZKO, Camila. Dialogando com professores: enfoque na avaliação/reflexão da ação. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 5, n. 13, p. 141-155, 2019.

SANTOS, Julio Sergio dos; SANTOS, Regina Célia dos. OS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR: as opiniões dos alunos sobre o ensino e avaliação. Revista Areté, Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 12, n. 26, p. 142-155, 2020.

SANTOS, Marcelo Câmara dos; ARAÚJO, Abraão J.; SILVA, N. K. B. Avaliar com os pés no chão... da classe de matemática. In: CARVALHO, Maria Helena da Costa; UYFENBROCK, X. (Org.). Avaliar com os pés no chão da escola: reconstruindo a prática pedagógica no ensino fundamental. Recife: Editora Universitária, v. 1, p. 119-148, 2000.

SASSERON, Lúcia Helena; DUSCHL, Richard Allan. Ensino de Ciências e as Práticas Epistemológicas: o papel do professor e o engajamento dos estudantes. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, RS v. 21, n. 2, p. 52-67, 2016.

SCHEUNEMANN, Camila Maria Bandeira; LOPES, Paulo Tadeu Campos. Análise de um hipertexto digital no ensino de ciências: percepções de alunos do ensino fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 5, p. 14-35, 2018.

SCHURCH, Giselle Palermo; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia. Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionais. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 41-57, 2019.

SILVA, T. C.; AMARAL, C. L. C. Jogos e avaliação no processo ensino-aprendizagem: uma relação possível. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 1, p. 1-8, 2011.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZANOTTO, M.; SANDRI, S. Avaliação em larga escala e BNCC: estratégias para o gerencialismo na educação. Temas & Matizes, v. 12, n. 23, p. 127-143, 2018.

Downloads

Publicado

2024-06-27

Edição

Seção

Artigos