Reflexões sobre avaliação no ensino de ciência a partir de uma amostra de estudos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i4.8361Palavras-chave:
Letramento Científico, Avaliação diagnóstica, Avaliação formativa, Aprendizagem.Resumo
Este estudo teve como objetivo é investigar se e de que forma as pesquisas sobre a temática avaliação propiciam o acompanhamento do processo de Letramento Científico. Para isso foi realizada uma revisão narrativa orientada pela questão: Como a avaliação da aprendizagem, no ensino de Ciências, está descrita em publicações de uma amostra de periódicos da área, no período de 2010 até 2020? A pesquisa identificou 15 artigos distribuídos nas regiões brasileiras, com maior e menor predominância de estudos no Sudeste e Norte, respectivamente. Os trabalhos foram agrupados quanto às discussões acerca dos aspectos da avaliação e as concepções dos participantes e os que descrevem instrumentos pedagógicos avaliativos. Constatou-se que a partir da amostra utilizada nesta pesquisa são pertinentes estudos que abordem a avaliação no ensino de Ciências, como embasamento teórico e reflexivo sobre a necessidade de um ensino pautada na promoção do Letramento Científico dos estudantes.Referências
AMANTES, Amanda; OLIVEIRA, Elrismar. A construção e o uso de sistemas de categorias para avaliar o entendimento dos estudantes. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 14, n. 2, p. 61-79, 2012.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, v. 70, 2011.
BORGES, Ronaldo Silva; FERREIRA FILHO, João; LUZ JR, Geraldo Eduardo. Desenvolvimento de histórias em quadrinhos como metodologia alternativa: um olhar voltado à formação futura de professores de química. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 4, n. 12, p. 724-738, 2018.
CACHAPUZ, António; VILCHES, Amparo. A importância da educação científica na sociedade actual. In: CACHAPUZ, A., GIL-PÉREZ, D. CARVALHO, AMP, VILCHES, A.(Org.). A Necessária Renovação do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez. 2011. cap. 01. p. 19-34. 265p. CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí, RS. Editora Ijuí, 2011.
CAPES - COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL
SUPERIOR. Plataforma Sucupira: Qualis Periódicos. Classificação de Periódicos
Quadriênio 2013-2016. Disponível em <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira>. Acesso em: 07 de junho de 2020.
COPPI, Marcelo Alves; DE SOUSA, Clarilza Prado. Estudo da alfabetização científica de alunos do ensino médio de um colégio de São Paulo. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 5, n. 15, p. 537-544, 2019.
COSTA, Rosa Cristina; MIRANDA, Jean Carlos; GONZAGA, Glaucia Ribeiro. Avaliação e validação do jogo didático “desafio ciências–sistemas do corpo humano” como ferramenta para o ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 5, p. 56-75, 2018.
DANTAS, Claudio Rejane da Silva; MASSONI, Neusa Teresinha; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos. A avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica: uma temática com muitas questões em aberto. Ensaio (Rio de Janeiro (1993): avaliação e políticas públicas em educação. v. 25, n. 95 (abr./jun. 2017), p. 440-482, 2017.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
DEMO, Pedro. Avaliação para cuidar que o aluno aprenda. São Paulo: Editora Criarp, 2006.
FREITAS, Sirley Leite; DA COSTA, Michele Gomes Noé; DE MIRANDA, Flavine Assis. Avaliação Educacional: formas de uso na prática pedagógica. Revista Meta: Avaliação, v. 6, n. 16, p. 85-98, 2014.
GALIETA, Tatiana; ALÍPIO, Ana Carla Nascimento. Os diferentes processos avaliativos no ensino de ciências: quais são as interpretações dos alunos? Revista rasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 11, n. 1, p. 50-72, 2018.
GOMES, Anderson S. L. Letramento Científico: um indicador para o Brasil. São Paulo: Instituto Abramundo. 2015.
GOMES, Ederson Carlos; BATISTA, Michel Corci; FUSINATO, Polônia Altoé. A utilização de mapas conceituais como instrumento de avaliação no ensino de física. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 3, p. 58-78, 2019.
DE JESUS, Weslei Oliveira; CARVALHO, Christina Vargas Miranda; SILVA, Luciana Aparecida Siqueira. Estilo de aprendizagem de Kolb: reflexões acerca do diagnóstico de um curso de licenciatura em química. Revista brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 285-306, 2019.
LEITE, Andéa Pinto; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; GONÇALVES, Félix Thadeu Teixeira; RUPPENTHAL, Raquel. Estratégias para desenvolver o letramento científico: uma análise do Referencial Curricular Gaúcho. III SIMPÓSIO INTEGRADO DOS PPGs UNIPAMPA/Campus Uruguaiana. Anais [...]. Uruguaiana, RS, 2019.
LEMOS, Pablo Santana; SÁ, Luciana Passos. A avaliação da aprendizagem na concepção de professores de química do Ensino Médio. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 15, n. 3, p. 53-71, 2013.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem... mais uma vez. Revista ABC Educatio, v. 46, p. 28, 2005.
_______Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez editora, 2011.
MARINHO, Julio Cesar Bresolin; CALCAGNO, Samanta Costa; DA SILVA, João Alberto. Estado da Arte sobre avaliação no Ensino de Ciências. Revista Thema, v. 15, n. 2, p. 653-671, 2018.
MORAIS, Ruth Longuinho. Do discurso à prática: como se caracteriza a avaliação da aprendizagem escolar entre professores de biologia no ensino médio, 2009. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
MORALES, Cinthia Junger de Souza. O processo de ensino e aprendizagem no Ensino de Ciências. Revista Areté, Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 7, n. 14, p. 01-15, 2014.
NASCIMENTO, Lucilene Aparecida e Lima do; RO?C?AS, Gisele. Portfólio: uma opção de avaliação integrada para o ensino de Ciências. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 63, p. 742-767, set./dez. 2015.
NASCIMENTO, Lucilene Aparecida e Lima do; RÔÇAS, Gisele. O nó da avaliação em ciências: Formando, deformando ou conformando?. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 1, 2016.
PEZARINI, Agnaldo Ronie; MACIEL, Maria Deloudes. Avaliação dos argumentos e das argumentações produzidas pelos estudantes de ciências e biologia a partir de uma proposta didática pautada em Toulmin e Bonini. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. 27-47, 2019.
PERRENOUD, Philippe Avaliação. Da Excelência à Regulação das Aprendizagens. Entre Duas Lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
_______. Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Tradução: Fátima Murad e Eunice Gruman. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
RAMOS, Ribamar Alves. Avaliação da aprendizagem: uma proposta emergente para o ensino-aprendizagem de Biologia. 2018. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
ROCHA, Fabio Gomes; NASCIMENTO, Bruno Alves Reis; NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas Boas Carvalho do. Um modelo de mapeamento sistemático para a educação. Cadernos da Fucamp, v. 17, n. 29, p. 1-6, 2018.
ROLDÃO, Maria do Céu; FERRO, Nuno. O que é avaliar? Reconstrução de práticas e conceções de avaliação. Estudos em avaliação educacional, São Paulo, v. 26, n. 63, p. 570-594, set./dez. 2015.
ROSA, Cleci Teresinha Werner; BOSZKO, Camila. Dialogando com professores: enfoque na avaliação/reflexão da ação. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 5, n. 13, p. 141-155, 2019.
SANTOS, Julio Sergio dos; SANTOS, Regina Célia dos. OS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR: as opiniões dos alunos sobre o ensino e avaliação. Revista Areté, Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 12, n. 26, p. 142-155, 2020.
SANTOS, Marcelo Câmara dos; ARAÚJO, Abraão J.; SILVA, N. K. B. Avaliar com os pés no chão... da classe de matemática. In: CARVALHO, Maria Helena da Costa; UYFENBROCK, X. (Org.). Avaliar com os pés no chão da escola: reconstruindo a prática pedagógica no ensino fundamental. Recife: Editora Universitária, v. 1, p. 119-148, 2000.
SASSERON, Lúcia Helena; DUSCHL, Richard Allan. Ensino de Ciências e as Práticas Epistemológicas: o papel do professor e o engajamento dos estudantes. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, RS v. 21, n. 2, p. 52-67, 2016.
SCHEUNEMANN, Camila Maria Bandeira; LOPES, Paulo Tadeu Campos. Análise de um hipertexto digital no ensino de ciências: percepções de alunos do ensino fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 5, p. 14-35, 2018.
SCHURCH, Giselle Palermo; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia. Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionais. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 41-57, 2019.
SILVA, T. C.; AMARAL, C. L. C. Jogos e avaliação no processo ensino-aprendizagem: uma relação possível. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 1, p. 1-8, 2011.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZANOTTO, M.; SANDRI, S. Avaliação em larga escala e BNCC: estratégias para o gerencialismo na educação. Temas & Matizes, v. 12, n. 23, p. 127-143, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.