Reflexões sobre avaliação no ensino de ciência a partir de uma amostra de estudos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i4.8361Keywords:
Letramento Científico, Avaliação diagnóstica, Avaliação formativa, Aprendizagem.Abstract
Este estudo teve como objetivo é investigar se e de que forma as pesquisas sobre a temática avaliação propiciam o acompanhamento do processo de Letramento Científico. Para isso foi realizada uma revisão narrativa orientada pela questão: Como a avaliação da aprendizagem, no ensino de Ciências, está descrita em publicações de uma amostra de periódicos da área, no período de 2010 até 2020? A pesquisa identificou 15 artigos distribuídos nas regiões brasileiras, com maior e menor predominância de estudos no Sudeste e Norte, respectivamente. Os trabalhos foram agrupados quanto às discussões acerca dos aspectos da avaliação e as concepções dos participantes e os que descrevem instrumentos pedagógicos avaliativos. Constatou-se que a partir da amostra utilizada nesta pesquisa são pertinentes estudos que abordem a avaliação no ensino de Ciências, como embasamento teórico e reflexivo sobre a necessidade de um ensino pautada na promoção do Letramento Científico dos estudantes.References
AMANTES, Amanda; OLIVEIRA, Elrismar. A construção e o uso de sistemas de categorias para avaliar o entendimento dos estudantes. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 14, n. 2, p. 61-79, 2012.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, v. 70, 2011.
BORGES, Ronaldo Silva; FERREIRA FILHO, João; LUZ JR, Geraldo Eduardo. Desenvolvimento de histórias em quadrinhos como metodologia alternativa: um olhar voltado à formação futura de professores de química. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 4, n. 12, p. 724-738, 2018.
CACHAPUZ, António; VILCHES, Amparo. A importância da educação científica na sociedade actual. In: CACHAPUZ, A., GIL-PÉREZ, D. CARVALHO, AMP, VILCHES, A.(Org.). A Necessária Renovação do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez. 2011. cap. 01. p. 19-34. 265p. CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí, RS. Editora Ijuí, 2011.
CAPES - COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL
SUPERIOR. Plataforma Sucupira: Qualis Periódicos. Classificação de Periódicos
Quadriênio 2013-2016. Disponível em <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira>. Acesso em: 07 de junho de 2020.
COPPI, Marcelo Alves; DE SOUSA, Clarilza Prado. Estudo da alfabetização científica de alunos do ensino médio de um colégio de São Paulo. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 5, n. 15, p. 537-544, 2019.
COSTA, Rosa Cristina; MIRANDA, Jean Carlos; GONZAGA, Glaucia Ribeiro. Avaliação e validação do jogo didático “desafio ciências–sistemas do corpo humano” como ferramenta para o ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 5, p. 56-75, 2018.
DANTAS, Claudio Rejane da Silva; MASSONI, Neusa Teresinha; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos. A avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica: uma temática com muitas questões em aberto. Ensaio (Rio de Janeiro (1993): avaliação e políticas públicas em educação. v. 25, n. 95 (abr./jun. 2017), p. 440-482, 2017.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
DEMO, Pedro. Avaliação para cuidar que o aluno aprenda. São Paulo: Editora Criarp, 2006.
FREITAS, Sirley Leite; DA COSTA, Michele Gomes Noé; DE MIRANDA, Flavine Assis. Avaliação Educacional: formas de uso na prática pedagógica. Revista Meta: Avaliação, v. 6, n. 16, p. 85-98, 2014.
GALIETA, Tatiana; ALÍPIO, Ana Carla Nascimento. Os diferentes processos avaliativos no ensino de ciências: quais são as interpretações dos alunos? Revista rasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 11, n. 1, p. 50-72, 2018.
GOMES, Anderson S. L. Letramento Científico: um indicador para o Brasil. São Paulo: Instituto Abramundo. 2015.
GOMES, Ederson Carlos; BATISTA, Michel Corci; FUSINATO, Polônia Altoé. A utilização de mapas conceituais como instrumento de avaliação no ensino de física. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 3, p. 58-78, 2019.
DE JESUS, Weslei Oliveira; CARVALHO, Christina Vargas Miranda; SILVA, Luciana Aparecida Siqueira. Estilo de aprendizagem de Kolb: reflexões acerca do diagnóstico de um curso de licenciatura em química. Revista brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 285-306, 2019.
LEITE, Andéa Pinto; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; GONÇALVES, Félix Thadeu Teixeira; RUPPENTHAL, Raquel. Estratégias para desenvolver o letramento científico: uma análise do Referencial Curricular Gaúcho. III SIMPÓSIO INTEGRADO DOS PPGs UNIPAMPA/Campus Uruguaiana. Anais [...]. Uruguaiana, RS, 2019.
LEMOS, Pablo Santana; SÁ, Luciana Passos. A avaliação da aprendizagem na concepção de professores de química do Ensino Médio. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 15, n. 3, p. 53-71, 2013.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem... mais uma vez. Revista ABC Educatio, v. 46, p. 28, 2005.
_______Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez editora, 2011.
MARINHO, Julio Cesar Bresolin; CALCAGNO, Samanta Costa; DA SILVA, João Alberto. Estado da Arte sobre avaliação no Ensino de Ciências. Revista Thema, v. 15, n. 2, p. 653-671, 2018.
MORAIS, Ruth Longuinho. Do discurso à prática: como se caracteriza a avaliação da aprendizagem escolar entre professores de biologia no ensino médio, 2009. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
MORALES, Cinthia Junger de Souza. O processo de ensino e aprendizagem no Ensino de Ciências. Revista Areté, Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 7, n. 14, p. 01-15, 2014.
NASCIMENTO, Lucilene Aparecida e Lima do; RO?C?AS, Gisele. Portfólio: uma opção de avaliação integrada para o ensino de Ciências. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 63, p. 742-767, set./dez. 2015.
NASCIMENTO, Lucilene Aparecida e Lima do; RÔÇAS, Gisele. O nó da avaliação em ciências: Formando, deformando ou conformando?. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 1, 2016.
PEZARINI, Agnaldo Ronie; MACIEL, Maria Deloudes. Avaliação dos argumentos e das argumentações produzidas pelos estudantes de ciências e biologia a partir de uma proposta didática pautada em Toulmin e Bonini. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. 27-47, 2019.
PERRENOUD, Philippe Avaliação. Da Excelência à Regulação das Aprendizagens. Entre Duas Lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
_______. Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Tradução: Fátima Murad e Eunice Gruman. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
RAMOS, Ribamar Alves. Avaliação da aprendizagem: uma proposta emergente para o ensino-aprendizagem de Biologia. 2018. 212 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
ROCHA, Fabio Gomes; NASCIMENTO, Bruno Alves Reis; NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas Boas Carvalho do. Um modelo de mapeamento sistemático para a educação. Cadernos da Fucamp, v. 17, n. 29, p. 1-6, 2018.
ROLDÃO, Maria do Céu; FERRO, Nuno. O que é avaliar? Reconstrução de práticas e conceções de avaliação. Estudos em avaliação educacional, São Paulo, v. 26, n. 63, p. 570-594, set./dez. 2015.
ROSA, Cleci Teresinha Werner; BOSZKO, Camila. Dialogando com professores: enfoque na avaliação/reflexão da ação. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 5, n. 13, p. 141-155, 2019.
SANTOS, Julio Sergio dos; SANTOS, Regina Célia dos. OS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR: as opiniões dos alunos sobre o ensino e avaliação. Revista Areté, Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 12, n. 26, p. 142-155, 2020.
SANTOS, Marcelo Câmara dos; ARAÚJO, Abraão J.; SILVA, N. K. B. Avaliar com os pés no chão... da classe de matemática. In: CARVALHO, Maria Helena da Costa; UYFENBROCK, X. (Org.). Avaliar com os pés no chão da escola: reconstruindo a prática pedagógica no ensino fundamental. Recife: Editora Universitária, v. 1, p. 119-148, 2000.
SASSERON, Lúcia Helena; DUSCHL, Richard Allan. Ensino de Ciências e as Práticas Epistemológicas: o papel do professor e o engajamento dos estudantes. Investigações em Ensino de Ciências. Porto Alegre, RS v. 21, n. 2, p. 52-67, 2016.
SCHEUNEMANN, Camila Maria Bandeira; LOPES, Paulo Tadeu Campos. Análise de um hipertexto digital no ensino de ciências: percepções de alunos do ensino fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 5, p. 14-35, 2018.
SCHURCH, Giselle Palermo; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia. Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionais. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 41-57, 2019.
SILVA, T. C.; AMARAL, C. L. C. Jogos e avaliação no processo ensino-aprendizagem: uma relação possível. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 1, p. 1-8, 2011.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZANOTTO, M.; SANDRI, S. Avaliação em larga escala e BNCC: estratégias para o gerencialismo na educação. Temas & Matizes, v. 12, n. 23, p. 127-143, 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.