Reflexões sobre avaliação no ensino de ciência a partir de uma amostra de estudos brasileiros

Authors

  • Cadidja Coutinho Universidade Federal de Santa Maria
  • Francieli Luana Sganzerla Universidade Federal do Pampa
  • Raquel Ruppenthal Universidade Federal do Pampa
  • Thais Scotti do Canto-Dorow Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i4.8361

Keywords:

Letramento Científico, Avaliação diagnóstica, Avaliação formativa, Aprendizagem.

Abstract

Este estudo teve como objetivo é investigar se e de que forma as pesquisas sobre a temática avaliação propiciam o acompanhamento do processo de Letramento Científico. Para isso foi realizada uma revisão narrativa orientada pela questão: Como a avaliação da aprendizagem, no ensino de Ciências, está descrita em publicações de uma amostra de periódicos da área, no período de 2010 até 2020? A pesquisa identificou 15 artigos distribuídos nas regiões brasileiras, com maior e menor predominância de estudos no Sudeste e Norte, respectivamente. Os trabalhos foram agrupados quanto às discussões acerca dos aspectos da avaliação e as concepções dos participantes e os que descrevem instrumentos pedagógicos avaliativos. Constatou-se que a partir da amostra utilizada nesta pesquisa são pertinentes estudos que abordem a avaliação no ensino de Ciências, como embasamento teórico e reflexivo sobre a necessidade de um ensino pautada na promoção do Letramento Científico dos estudantes.

Author Biographies

Cadidja Coutinho, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura)/UFSM. Doutorado e Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ UFSM. Especialização em TIC aplicadas à Educação/UFSM e em Educação Ambiental/UFSM. Prof. Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC)/UNIPAMPA Campus Dom Pedrito. Pós-doutorado pelo PPG em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN). Vice-Líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHAS. Áreas de interesse: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Letramento científico na educação básica e superior, Formação de professores.

Francieli Luana Sganzerla, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela URI Campus de Erechim/RS (2017). Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Especialização em Ciências da Natureza: Práticas e Processos Formativos pela UNIPAMPA Campus Dom Pedrito/RS. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UNIPAMPA Campus Uruguaiana/RS. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GPEF) e do Grupo Colaborativo de Ensino e Pesquisa "FLEXILHAS" pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Campus Dom Pedrito - Uruguaiana/RS.

Raquel Ruppenthal, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria,doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFSM. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa/ Campus Uruguaiana, docente da Licenciatura Ciências da Natureza e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF-UNIPAMPA) e líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHAS.

Thais Scotti do Canto-Dorow, Universidade Franciscana

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado e doutorado em Ciências/Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência em Taxonomia Vegetal, principalmente nos seguintes temas: Poaceae (Digitaria) e taxonomia de angiospermas. Professora aposentada na UFSM desde 2013, atua, no momento, na Universidade Franciscana de Santa Maria como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, nas linhas de pesquisa Formação de professores e Processo ensino-aprendizagem, com ênfase no ensino de biologia. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GPECIM (Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq).

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Published

2024-06-27

Issue

Section

Articles