O fazer pedagógico no chão da escola do campo em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8375

Palavras-chave:

Educação do campo, Práticas pedagógicas, Pandemia

Resumo

Este artigo traz algumas reflexões sobre o fazer pedagógico em uma escola do campo no estado de Mato Grosso. Procura compreender as práticas pedagógicas que estão sendo efetivadas no chão da escola, entrelaçadas com as mobilizações e movimentações para a realização das aulas remotas, em tempos de pandemia. Para o desenvolvimento deste estudo utilizou-se metodologia de pesquisa qualitativa, considerando-se a análise de documentos e depoimentos de educadoras de uma escola localizada em um assentamento rural, vinculado ao Movimento dos Trabalhadores Ruais Sem Terra – MST, no município de Mirassol D’Oeste-MT; o suporte teórico foi buscado em autores, tais como Caldart (2003, 2010), Freire (2004, 2018), Franco (2016), entre outros. Indagar sobre o fazer pedagógico pode contribuir para identificar as preocupações que afligem os educadores, pais e educandos, como também, as possibilidades de fazer acontecer a educação das crianças, jovens e adultos que vivem no/do campo. No contexto da pandemia da covid 19, educadores e educandos se vêm às voltas com inúmeras dificuldades estruturais, inseguranças e frustações, mas lutam, coletivamente, para resguardar a saúde de cada pessoa e assegurar a educação escolar no assentamento, vista como importante mecanismo para fortalecer a educação do campo e, também, o campo como espaço de vida, produção e cultura. Para tanto, reivindicam políticas públicas mais efetivas, que atendam as especificidades das escolas do campo.

Biografia do Autor

Maria José de Sousa Gomes, Escola Estadual do Campo Madre Cristina

Graduada em Pedagogia da Terra, pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat. Mestre em Educação pela Unemat. Professora da rede pública de ensino do estado de Mato Grosso -  Escola Estadual do Campo Madre Cristina.

ilma Ferreira Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat

Doutora em educação pela Unicamp - Prof. da Facudade de Educação e Linguagem da Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat

Downloads

Publicado

2021-10-14

Edição

Seção

Artigos