O fazer pedagógico no chão da escola do campo em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8375Keywords:
Educação do campo, Práticas pedagógicas, PandemiaAbstract
Este artigo traz algumas reflexões sobre o fazer pedagógico em uma escola do campo no estado de Mato Grosso. Procura compreender as práticas pedagógicas que estão sendo efetivadas no chão da escola, entrelaçadas com as mobilizações e movimentações para a realização das aulas remotas, em tempos de pandemia. Para o desenvolvimento deste estudo utilizou-se metodologia de pesquisa qualitativa, considerando-se a análise de documentos e depoimentos de educadoras de uma escola localizada em um assentamento rural, vinculado ao Movimento dos Trabalhadores Ruais Sem Terra – MST, no município de Mirassol D’Oeste-MT; o suporte teórico foi buscado em autores, tais como Caldart (2003, 2010), Freire (2004, 2018), Franco (2016), entre outros. Indagar sobre o fazer pedagógico pode contribuir para identificar as preocupações que afligem os educadores, pais e educandos, como também, as possibilidades de fazer acontecer a educação das crianças, jovens e adultos que vivem no/do campo. No contexto da pandemia da covid 19, educadores e educandos se vêm às voltas com inúmeras dificuldades estruturais, inseguranças e frustações, mas lutam, coletivamente, para resguardar a saúde de cada pessoa e assegurar a educação escolar no assentamento, vista como importante mecanismo para fortalecer a educação do campo e, também, o campo como espaço de vida, produção e cultura. Para tanto, reivindicam políticas públicas mais efetivas, que atendam as especificidades das escolas do campo.Downloads
Published
2021-10-14
Issue
Section
Articles
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.