Políticas de formação inicial docente em Educação Física no Brasil: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8444Palavras-chave:
Educação Física, Formação de Professores, Políticas Educacionais.Resumo
A presente pesquisa objetivou analisar a produção científica sobre as políticas de formação inicial docente em Educação Física no Brasil. Para tal, adotou-se dos princípios básicos da revisão integrativa. A coleta das produções ocorreu por meio das plataformas eletrônicas SciELO e CAPES periódico. Foram encontrados 983 artigos, os quais passaram por critérios de inclusão/exclusão, restando ao final 29 artigos selecionados. A partir da produção levantada, emergiram-se quatro categorias de análise: a) contextualização do cenário das publicações; b) mapeamento dos pesquisadores sobre a temática; c) procedimentos metodológicos utilizados nas pesquisas; e, d) enfoque temático abordado nas produções científicas analisadas. Os resultados mostraram que as pesquisas estão associadas às ações formativas na formação inicial docente em Educação Física, diretrizes de formação inicial docente, embates entre as habilitações (Licenciatura e Bacharelado), currículos dos cursos de Educação Física e a relação da formação inicial docente com a sociedade contemporânea. Ademais, nota-se que as políticas de formação inicial docente em Educação Física, e as concepções que dela resultam, estão atreladas aos princípios da sociedade neoliberal, dos meios de produção flexível e das mutações advindas da sociedade contemporânea.
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