Políticas de formação inicial docente em Educação Física no Brasil: uma revisão integrativa

Autores

  • Lucas Paula Rodrigues Universidade Estadual de Maringá
  • Patric Paludett Flores Universidade Estadual de Maringá
  • Leonardo Cordeiro Queiroz Universidade Estadual de Maringá
  • Vânia Matias Souza Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8444

Palavras-chave:

Educação Física, Formação de Professores, Políticas Educacionais.

Resumo

A presente pesquisa objetivou analisar a produção científica sobre as políticas de formação inicial docente em Educação Física no Brasil. Para tal, adotou-se dos princípios básicos da revisão integrativa. A coleta das produções ocorreu por meio das plataformas eletrônicas SciELO e CAPES periódico. Foram encontrados 983 artigos, os quais passaram por critérios de inclusão/exclusão, restando ao final 29 artigos selecionados. A partir da produção levantada, emergiram-se quatro categorias de análise: a) contextualização do cenário das publicações; b) mapeamento dos pesquisadores sobre a temática; c) procedimentos metodológicos utilizados nas pesquisas; e, d) enfoque temático abordado nas produções científicas analisadas. Os resultados mostraram que as pesquisas estão associadas às ações formativas na formação inicial docente em Educação Física, diretrizes de formação inicial docente, embates entre as habilitações (Licenciatura e Bacharelado), currículos dos cursos de Educação Física e a relação da formação inicial docente com a sociedade contemporânea. Ademais, nota-se que as políticas de formação inicial docente em Educação Física, e as concepções que dela resultam, estão atreladas aos princípios da sociedade neoliberal, dos meios de produção flexível e das mutações advindas da sociedade contemporânea. 

Biografia do Autor

Lucas Paula Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bacharel em Educação Física pela Unicesumar. Mestrando em Educação no Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM) na linha de Políticas e Gestão em Educação. 

Patric Paludett Flores, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Educação Física pelo Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM). Especialista em Educação Física Escolar (CEFD/UFSM). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM). Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina (PEF/UEM-UEL). Atualmente é Professor do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e do Colegiado de Educação Física do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR).

Leonardo Cordeiro Queiroz, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá.Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM) na linha de Políticas e Gestão em Educação.

Vânia Matias Souza, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2000). Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina (2009). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2014). Professora Adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Professora do Mestrado Profissional em Educação Física associado entre Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2021-10-14

Edição

Seção

Artigos