Políticas de formação inicial docente em Educação Física no Brasil: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8444Palabras clave:
Educação Física, Formação de Professores, Políticas Educacionais.Resumen
A presente pesquisa objetivou analisar a produção científica sobre as políticas de formação inicial docente em Educação Física no Brasil. Para tal, adotou-se dos princípios básicos da revisão integrativa. A coleta das produções ocorreu por meio das plataformas eletrônicas SciELO e CAPES periódico. Foram encontrados 983 artigos, os quais passaram por critérios de inclusão/exclusão, restando ao final 29 artigos selecionados. A partir da produção levantada, emergiram-se quatro categorias de análise: a) contextualização do cenário das publicações; b) mapeamento dos pesquisadores sobre a temática; c) procedimentos metodológicos utilizados nas pesquisas; e, d) enfoque temático abordado nas produções científicas analisadas. Os resultados mostraram que as pesquisas estão associadas às ações formativas na formação inicial docente em Educação Física, diretrizes de formação inicial docente, embates entre as habilitações (Licenciatura e Bacharelado), currículos dos cursos de Educação Física e a relação da formação inicial docente com a sociedade contemporânea. Ademais, nota-se que as políticas de formação inicial docente em Educação Física, e as concepções que dela resultam, estão atreladas aos princípios da sociedade neoliberal, dos meios de produção flexível e das mutações advindas da sociedade contemporânea.
Citas
ALVES, C. A.; FIGUEIREDO, Z. C. C. Diretrizes curriculares para a formação em Educação Física: camisa de força para os currículos de formação?. Motrivivência, v. 26, n. 43, p. 44-54, 2014.
BARROS, J. L. C. et al. Reflexões sobre o nível de conhecimentos específicos dos estudantes de licenciatura em Educação Física no Enade 2014. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 257, p. 99-119, 2020.
BENITES, L. C.; SOUZA NETO, S.; HUNGER, D. O processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação de professores de Educação Física. Educação e Pesquisa, v. 34, n. 2, p. 343-360, 2008.
BRASIL. Resolução n° 7, de 31 de março de 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces0704edfisica.pdf. Acesso em 01 de dezembro de 2020.
CALLAI, A. N. A.; DE JESUS, R. F.; SAWITZKI, R. L. Formação inicial e iniciação a docência: uma análise a partir do subprojeto PIBID Educação Física. Educación Física y Ciencia, v. 19, n. 2, p. 1-10, 2017.
CONSALTÉR, E.; FÁVERO, A. A. Elementos qualificadores da investigação científica no campo das políticas educacionais. Educação & Formação, v. 4, n. 10jan/abr, p. 148-163, 2019.
DIAS, F. B. M.; TEIXEIRA, D. R. Formação de professores de educação física: a atualidade do embate político. Motrivivência, n. 35, p. 184-201, 2010.
GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 2005.
GEOCAPES. Brasília, DF: Capes, 2019. Disponível em: <http://geocapes.capes.gov.br/geocapes2/>. Acesso em: 05 de agosto de 2020.
GOELLNER, S. V. et al. Pesquisa qualitativa na educação física brasileira: marco teórico e modos de usar. Journal of Physical Education, v. 21, n. 3, p. 381-410, 2010.
GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. Pesquisa social: teoria, método e criatividade, v. 26, p. 79-108, 2007.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
HÖFLING, E. de et al. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes, 2001.
LACERDA, C. G.; DA COSTA, M. B. Educação física na educação infantil e o currículo da formação inicial. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 34, n. 2, p. 327-341, 2012.
LIMA DOARTH, J. P.; DE LIMA, M. S.; DE SOUZA, W. C. Reflexões sobre a formação de professores de educação física no PIBID. Interfaces da Educação, v. 4, n. 12, p. 7-19, 2015.
LIMA MONTEIRO, Jorge Henrique et al. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: DIALÉTICA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. HOLOS, v. 3, p. 1-12, 2020.
LYRA, V. B.; MAZO, J. Z.; BEGOSSI, T. D. A educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927). Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018.
MARQUES, F. B.; FIGUEIREDO, Z. C. Diretrizes curriculares nacionais e suas repercussões nos currículos de formação docente em Educação Física. Motrivivência, v. 26, n. 43, p. 30-43, 2014.
MENDES, C. L.; PRUDENTE, P. L. G. O currículo de formação dos cursos de educação física: novas rupturas ou antigas continuidades?. Revista Formação Docente, v. 3, n. 5, p. 70-84, 2011.
MENDES, K.; SILVEIRA, R.; GALVÃO, C. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008.
MORENO, J. H. et al. Análise das grades curriculares dos cursos superiores de educação física do brasil sob a perspectiva da praxiologia motriz. Acciónmotriz, n. 20, p. 47-62, 2018.
NUNES, M. L. F.; NEIRA, M. G. EU S/A: a identidade desejada na formação inicial em Educação Física. Educação e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 44, p. 66, 2018.
OLIVEIRA, I. B. de et al. Produção acadêmica na iniciação científica: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como lócus de produção do conhecimento. Motrivivência (Florianópolis), p. 245-261, 2017.
ORNEL NUNES, K.; POULSEN, F.; DUEK, V. Aspectos curriculares da formação em Educação Física para a docência na Educação Infantil. Zero-a-Seis, v. 22, n. 41, p. 107-124, 2020.
PIZANI, J.; BARBOSA-RINALDI, I. Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado. Journal of Physical Education, v. 25, n. 1, p. 95-108, 2014a.
PIZANI, J.; BARBOSA-RINALDI, I. Identidade dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física no Paraná: uma análise das áreas do conhecimento. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 28, n. 4, p. 671-682, 2014b.
PURIFICAÇÃO, M. M. et al. O ensino e aprendizagem no curso de educação física na modalidade a distância. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 579-596, 2018.
RICHARDSON, R. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2017.
ROCHA, J.; NASCIMENTO, J. (Re) investimento na integralidade da formação do licenciado em educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, n. 1, p. 56-62, 2017.
ROCHA, B.; DOS SANTOS COELHO, F.; TOLEDO, F. Licenciatura e bacharelado em educação física: impactos na formação profissional no estado de Minas Gerais. REVES-Revista Relações Sociais, v. 2, n. 1, p. 0103-0118, 2019.
SÁ-SILVA, J.; ALMEIDA, C.; GUINDANI, J. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista brasileira de história & ciências sociais, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009.
SANTOS, W.; DE PAULA, S.; STIEG, R. Avaliações institucionais e de sistemas na formação de professores em Educação Física na América Latina. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 1, p. 99-116, 2019.
SAVIANI, D. Política educacional brasileira: limites e perspectivas. Revista de Educação PUC-Campinas, n. 24, 2012.
SILVA, M.; KLEIN, L.; CAVAZOTTI, M. Implicações das atuais políticas educacionais na formação de professores em Educação Física: um estudo sobre a subjetividade do professor. Práxis Educativa (Brasil), v. 10, n. 1, 2015.
SILVA, R.; GAWRYSZEWSKI, B. A oferta da formação de professores em educação física na modalidade de educação a distância no Brasil. ETD-Educação Temática Digital, v. 21, n. 3, p. 760-781, 2019.
SILVA SOUZA, M.; FUCHS, M.; RAMOS, F. Diretrizes Curriculares Nacionais e o processo de formação de professores em Educação Física: análise a partir da legalidade, conhecimento e mundo/mercado de trabalho. Motrivivência, v. 26, n. 43, p. 17-29, 2014.
SILVA, S.; SOUZA, C.; CHECA, F. Situação do estágio supervisionado em IES privadas da grande São Paulo. Motriz: Revista de Educação Física, v. 16, n. 3, p. 682-688, 2010.
SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, n. 16, p. 20-45, 2006.
TITTON, M.; TRANZILO, P.; ALVES, M. O embate de projetos na definição das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Educação Física: contribuições do MEEF para formação de professores. Motrivivência, n. 25, p. 79-104, 2005.
VERONEZ, L. F. et al. Diretrizes curriculares da Educação Física: reformismo e subordinação ao mercado no processo de formação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 35, n. 4, p. 809-823, 2013.
WELTER, J.; SAWITZKI, R. As implicações do subprojeto cultura esportiva da escola-PIBID/EDF para a formação inicial em educação física. Motrivivência, v. 26, n. 43, p. 262-276, 2014.
ZULUAGA, C.; IAOCHITE, R.; SOUZA NETO, S. Colombia, Brasil, Argentina y Chilepráctica educativa y orientaciones pedagógicas. Revista historia de la educacion latinoamericana, v. 19, n. 29, p. 197-218, 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.