A perspectiva do Teatro do Oprimido como metodologia no contexto da Educação em Ciências: Uma revisão sistemática de artigos científicos
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i2.8604Palavras-chave:
Teatro do Oprimido, Educação em Ciências, Alfabetização científicaResumo
Nas últimas décadas reflexões acerca da Educação em Ciências engendrada a questões sociais, a fim de promover à formação crítica dos estudantes, tem se tornado cada vez mais necessárias. Caracterizado como uma linguagem artística provocadora para refletir questões sociais iminentes, o teatro do oprimido (TO) é uma metodologia que de maneira geral procura por meio da desmecanização do corpo e da mente, levar atores e espectadores ao reconhecimento e ao enfrentamento de situações de opressão. No cenário educacional o TO pode revelar-se como instrumento dialógico fundamental para a reflexão crítica e o aprendizado dos estudantes. O objetivo dessa pesquisa é analisar tendências em publicações científicas acerca da apropriação do TO pelo campo da Educação em Ciências. Os artigos evidenciaram resultados relevantes ao articular o TO no campo da Educação em Ciências. As tendências de publicações ilustraram o predomínio do tema educação ambiental e educação em saúde, em espaços formais e não formais desenvolvidos com jovens da educação básica, e ensino superior por sua vez. A técnica do teatro fórum foi utilizada em sua ampla maioria nos artigos analisados e observou-se um quantitativo pouco expressivo, em relação ao total de artigos analisados, de pesquisas desenvolvidas com o TO como linguagem artística para debates de temas importantes e suas inferências com professores de Ciências.Downloads
Publicado
2022-08-17
Edição
Seção
Artigos
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