A perspectiva do Teatro do Oprimido como metodologia no contexto da Educação em Ciências: Uma revisão sistemática de artigos científicos
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i2.8604Keywords:
Teatro do Oprimido, Educação em Ciências, Alfabetização científicaAbstract
Nas últimas décadas reflexões acerca da Educação em Ciências engendrada a questões sociais, a fim de promover à formação crítica dos estudantes, tem se tornado cada vez mais necessárias. Caracterizado como uma linguagem artística provocadora para refletir questões sociais iminentes, o teatro do oprimido (TO) é uma metodologia que de maneira geral procura por meio da desmecanização do corpo e da mente, levar atores e espectadores ao reconhecimento e ao enfrentamento de situações de opressão. No cenário educacional o TO pode revelar-se como instrumento dialógico fundamental para a reflexão crítica e o aprendizado dos estudantes. O objetivo dessa pesquisa é analisar tendências em publicações científicas acerca da apropriação do TO pelo campo da Educação em Ciências. Os artigos evidenciaram resultados relevantes ao articular o TO no campo da Educação em Ciências. As tendências de publicações ilustraram o predomínio do tema educação ambiental e educação em saúde, em espaços formais e não formais desenvolvidos com jovens da educação básica, e ensino superior por sua vez. A técnica do teatro fórum foi utilizada em sua ampla maioria nos artigos analisados e observou-se um quantitativo pouco expressivo, em relação ao total de artigos analisados, de pesquisas desenvolvidas com o TO como linguagem artística para debates de temas importantes e suas inferências com professores de Ciências.Downloads
Published
2022-08-17
Issue
Section
Articles
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.