Oh, aqui também a gente está chegando!” Professoras negras e representatividade racial na universidade

Autores

  • Beatriz Gouvea Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8614

Palavras-chave:

Representatividade racial, mulher negra, docentes, ensino superior.

Resumo

Objetivou-se nesta pesquisa, investigar como se dá a representatividade racial negra no corpo docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), assim como compreender a trajetória de professoras negras presentes nestes espaços. Além disso, visou-se entender como estas mulheres se sentem atuando neste contexto, e o que vivenciaram para alcançar um espaço social de prestígio e poder, como na área da pesquisa e docência em uma universidade pública. Acerca dos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é caracterizada como qualitativa, de caráter descritivo-analítico, com o uso de entrevistas como instrumento para a coleta de dados, as quais foram realizadas com três docentes efetivas da UFMS. Com a finalização da pesquisa, observou-se que as participantes foram persistentes e lutaram para conquistarem o lugar que tanto almejavam, no entanto, os obstáculos e dificuldades por serem mulheres, negras e professoras foram marcantes em suas trajetórias, tendo que lidar constantemente com situações de racismo. Além disso, o fato de terem que conciliar família, estudos, trabalho e cuidados com a casa também exerce forte influência no desenvolvimento pessoal e profissional, considerando que estas são bagagens que a maioria das mulheres carregam consigo durante toda a vida.

Biografia do Autor

Beatriz Gouvea Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE). Atuou como bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq.

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC). 

Downloads

Publicado

2022-02-10

Edição

Seção

Artigos