Oh, aqui também a gente está chegando!” Professoras negras e representatividade racial na universidade
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8614Palavras-chave:
Representatividade racial, mulher negra, docentes, ensino superior.Resumo
Objetivou-se nesta pesquisa, investigar como se dá a representatividade racial negra no corpo docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), assim como compreender a trajetória de professoras negras presentes nestes espaços. Além disso, visou-se entender como estas mulheres se sentem atuando neste contexto, e o que vivenciaram para alcançar um espaço social de prestígio e poder, como na área da pesquisa e docência em uma universidade pública. Acerca dos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é caracterizada como qualitativa, de caráter descritivo-analítico, com o uso de entrevistas como instrumento para a coleta de dados, as quais foram realizadas com três docentes efetivas da UFMS. Com a finalização da pesquisa, observou-se que as participantes foram persistentes e lutaram para conquistarem o lugar que tanto almejavam, no entanto, os obstáculos e dificuldades por serem mulheres, negras e professoras foram marcantes em suas trajetórias, tendo que lidar constantemente com situações de racismo. Além disso, o fato de terem que conciliar família, estudos, trabalho e cuidados com a casa também exerce forte influência no desenvolvimento pessoal e profissional, considerando que estas são bagagens que a maioria das mulheres carregam consigo durante toda a vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.