Oh, aqui também a gente está chegando!” Professoras negras e representatividade racial na universidade
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8614Keywords:
Representatividade racial, mulher negra, docentes, ensino superior.Abstract
Objetivou-se nesta pesquisa, investigar como se dá a representatividade racial negra no corpo docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), assim como compreender a trajetória de professoras negras presentes nestes espaços. Além disso, visou-se entender como estas mulheres se sentem atuando neste contexto, e o que vivenciaram para alcançar um espaço social de prestígio e poder, como na área da pesquisa e docência em uma universidade pública. Acerca dos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é caracterizada como qualitativa, de caráter descritivo-analítico, com o uso de entrevistas como instrumento para a coleta de dados, as quais foram realizadas com três docentes efetivas da UFMS. Com a finalização da pesquisa, observou-se que as participantes foram persistentes e lutaram para conquistarem o lugar que tanto almejavam, no entanto, os obstáculos e dificuldades por serem mulheres, negras e professoras foram marcantes em suas trajetórias, tendo que lidar constantemente com situações de racismo. Além disso, o fato de terem que conciliar família, estudos, trabalho e cuidados com a casa também exerce forte influência no desenvolvimento pessoal e profissional, considerando que estas são bagagens que a maioria das mulheres carregam consigo durante toda a vida.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.