Planejamento Colaborativo das Aulas para Alunos com NEE no Curso Técnico

Hildo Anselmo Galter Dalmonech, Jaqueline Zanotti Dalmonech, Marko Aurélio Goularte, Luciléa Silva dos Reis

Resumo


O objetivo foi demonstrar a importância do planejamento colaborativo entre o professor de AEE e o professor da disciplina no planejamento das aulas para alunos com NEE. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso no qual buscou mitigar as adaptações propostas pela professora de AEE para um aluno com NEE. A pesquisa de campo foi realizada com uma professora de AEE especialista, com 10 anos de experiência na área, e uma professora Doutora, responsável pela disciplina Cafeicultura. Como principais resultados, foi verificado que a atuação em sala de aula precisou ser mais direta. Verificou-se também que é preciso considerar as possibilidades de desenvolvimento, compreender e aceitar que a aprendizagem ocorre de forma diferente dos demais alunos. Foi, ainda, observado, que o trabalho em conjunto com uma colaboração mutua, procurando traçar estratégias pedagógicas que se adequam as necessidades individuais, trouxeram avanços na aprendizagem do mesmo.


Palavras-chave


Planejamento Colaborativo; Aprendizagem; Docência.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v27i1.8658

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

ISSN: 2236-6377

UNILASALLE - Av. Victor Barreto, 2288 Centro Canoas/RS Cep: 92.010-000