A prática docente em aulas remotas do ensino médio: potencialidades e fragilidades

Autores

  • Yasmin Leon Gomes PUCPR
  • Cleo Mann Pereira PUCPR
  • Mireile Pacheco França Costa PUCPR
  • Pura Lúcia Oliver Martins Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1996). Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Atualmente é Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teoria e Prática na Formação de Professores. Coordena a Linha de Pesquisa Teoria e Prática na Formação de Professores do PPGE - PUCPR. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq: Práxis Educativa: dimensões e processos; é membro do conselho editorial das seguintes revistas: Olhar de Professor (UEPG), Diálogo Educacional (PUCPR). Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores RIPEFOR.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática na formação de Professor. Pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: Didática, formação de professor, ensino e aprendizagem, pesquisa em educação. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Didática na formação inicial de professores e a interlocução com a educação básica. Coordenou o GT 04 - Didática da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação -ANPEd no período de 2010 a 2012.

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v27i1.8820

Palavras-chave:

Educação, Prática, Docente

Resumo

Esse artigo é fruto de uma análise da prática docente em aulas remotas, do Ensino Médio, cujo objetivo é analisar as potencialidades e fragilidades do processo de ensino-aprendizagem no contexto de pandemia da COVID –19. Para tal empreendemos uma pesquisa qualitativa, com uso de Grupo Focal que conforme Gatti (2005) é uma técnica que possibilita coletar dados de um grupo de pessoas, de forma homogênea ou heterogênea, em que há um diálogo, uma interação entre os participes. Para a tratativa, interpretação e análise do material coletado, recorremos à análise de conteúdo, postulada por Franco (2005).  Para fundamentar a análise a confrontamos pressupostos teóricos de Tardif (2000), Tardif e Raymond (2000), Shulman (1986), Garcia (1999), Moreira, Henriques e Barros (2020) e Moreira e Schlemmer (2020). Nesse ínterim, a partir da teoria estudada e dos dados coletados, criamos indicadores das potencialidades e fragilidades para nossa análise e percebemos que, mesmo em meio a todas as demandas, o que se destacou foi que através do trabalho em equipe e das atividades interdisciplinares, os professores aprenderam muito uns com os outros e com seus alunos e o resultado foi de superação em meio a tantas mazelas que a pandemia trouxe.

Biografia do Autor

Yasmin Leon Gomes, PUCPR

Mestranda vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGE - PUCPR). Licenciada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Professora da Rede Estadual do Estado de São Paulo, ministrando as disciplinas de Ciências e Biologia para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Atualmente tem como objeto de estudo a formação de professores em Educação Ambiental no contexto da Educação Básica, na perspectiva da Complexidade e da Transdisciplinaridade. Possui experiência com os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Cleo Mann Pereira, PUCPR

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013) e pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Positivo (2016). Está cursando o Mestrado em Educação (PPGE) na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, pesquisa com enfoque na Formação Inicial de Professores sob à luz da complexidade. Trabalhou como Professora Regente e Coordenadora Pedagógica na Escola Atuação, atualmente é professora regente no Colégio Social Madre Clélia, no período da manhã. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Ministrou aulas do módulo "Psicomotricidade e Ludicidade" na pós-graduação de Ensino Lúdico da Faculdade São Braz e do módulo "Literatura Infanto Juvenil e Contação de Histórias" na Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná.

Mireile Pacheco França Costa, PUCPR

Doutorando em Educação pela PUC PARANÁ (2019) . É Mestre pela PUC/MINAS em Literaturas de Língua Portuguesa (2008). Cursa "A Moderna Educação", pós-graduação da PUC Rio Grande do Sul (2018- 2019). Especialista em Docência do Ensino Superior pela UCB/RJ em 2007.Graduada em Letras (Licenciatura Plena Português/ Inglês) pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2003). Trabalhou na Faculdade Pitágoras de Ipatinga/MG, como professora de Metodologia Científica, Português e TCC nos cursos de graduação: Pedagogia, Psicologia, Farmácia, Administração, Direito, Engenharia Civil Mecânica, Elétrica em (2007-2009). Fez trabalho voluntário em Angola/África, professora de Língua Portuguesa (2009-2011).Atuou como analista educacional por 6 meses junto à Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, capacitando professores do Ensino Fundamental e Médio de Língua Portuguesa em 2013. Atualmente leciona Redação em cursinho Pré Vestibular e Ensino Médio em escolas privadas de Rio Branco - Acre. Contato - mireilepfcosta@gmail.com Whatsapp - (68) 98412-5450

Pura Lúcia Oliver Martins, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1996). Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Atualmente é Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teoria e Prática na Formação de Professores. Coordena a Linha de Pesquisa Teoria e Prática na Formação de Professores do PPGE - PUCPR. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq: Práxis Educativa: dimensões e processos; é membro do conselho editorial das seguintes revistas: Olhar de Professor (UEPG), Diálogo Educacional (PUCPR). Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores RIPEFOR.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática na formação de Professor. Pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: Didática, formação de professor, ensino e aprendizagem, pesquisa em educação. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Didática na formação inicial de professores e a interlocução com a educação básica. Coordenou o GT 04 - Didática da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação -ANPEd no período de 2010 a 2012.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1996). Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Atualmente é Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teoria e Prática na Formação de Professores. Coordena a Linha de Pesquisa Teoria e Prática na Formação de Professores do PPGE - PUCPR. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq: Práxis Educativa: dimensões e processos; é membro do conselho editorial das seguintes revistas: Olhar de Professor (UEPG), Diálogo Educacional (PUCPR). Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores RIPEFOR.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática na formação de Professor. Pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: Didática, formação de professor, ensino e aprendizagem, pesquisa em educação. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Didática na formação inicial de professores e a interlocução com a educação básica. Coordenou o GT 04 - Didática da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação -ANPEd no período de 2010 a 2012.

Downloads

Publicado

2022-02-21

Edição

Seção

Artigos